01 Junho 2018
Marcas

T

Dior, Gucci, JD.com e Alibaba sobem no ranking

Dior, Gucci, JD.com e Alibaba estão entre as marcas que mais valorizaram em 2018, segundo o último ranking Brandz Top 100, que foi marcado por uma aumento recorde de 21% no valor acumulado das empresas classificadas, para 4,4 mil milhões de dólares.

O ranking foi mais uma vez liderado por Google, Apple e Amazon. A Alibaba ficou na 9ª posição, e entre as marcas de moda, luxo e vestuário constam: LVMH, na 26ª, Nike, na 29ª, Hermès, na 39ª, Zara, na 42ª, L’Oréal, na 44ª, Gucci. na 54ª, e JD.Com, na 59ª. Também marcaram presença Ikea (76ª), EBay (88ª) e Adidas (100ª).

“Este é o primeiro ano em que todas as categorias cresceram em valor”, indica o relatório da Kantar. A categoria de retalho cresceu 35% graças ao boom do comércio eletrónico. Marcas relacionadas com tecnologia, como Amazon, Alibaba e eBay, dominaram não apenas a categoria de retalho, mas também a classificação geral do Top 100, na qual responderam por mais de metade do valor acumulado”.

Além do aumento das vendas online, o ano foi marcado pelo fortalecimento da presença chinesa no ranking, com aumento significativo no número de empresas listadas no Top 100, de 49%, passando para 14. A América do Norte, no entanto, continua a ser a zona líder em termos de representação, com 57 empresas, ou 71% do valor do ranking.

Houve também uma valorização das marcas de luxo. Com o seu forte crescimento nas vendas, a Gucci e a Dior ficaram na sexta e nona posição no ranking das maiores progressões em valor.

Partilhar