12 Outubro 2017
Vestuário

Raposo Antunes

Depois da Salsa, Moovexx quer mercado europeu

A Moovexx Comfort System vendeu à Salsa uma tecnologia para cinto cuja construção permite a quem o utiliza estar em várias posições (sentado, dobrado, de pé) sem sentir desconforto no corpo e sem ter de andar a mudar de buraco no cinto.

A tecnologia de cinto moovexx, cuja patente já foi licenciada pela Salsa, utiliza o mesmo conceito da cintura das calças i-Motion, modelo que a Salsa lançou recentemente no mercado e que foi uma patente também desenvolvida pela Moovexx, uma empresa criada em 2013.

“Tal como a tecnologia para as calças, o que se pretende com esta tecnologia é ter um produto que seja simultaneamente fashion e confortável”, adianta Renata Iwamizu, administradora executiva da Moovexx, que faz questão em frisar que a elasticidade do cinto se prende com a tecnologia usada e não com o material. “A informalidade do elástico aparente no cinto ou do enrugado das calças impediria que tais produtos fossem usados no mercado fashion e não se pode negar os benefícios que a flexibilidade do elástico proporciona, inclusive facilitando a venda por ecommerce”, explica, acrescentando que o conceito da empresa da qual é CEO é precisamente a soma de duas ideias – conforto e estética.

A tecnologia da calça vendida à Salsa ganhou em 2013 o prémio IdeaBrasil, que é o principal galardão na área do design. A mesma solução de elasticidade da roupa foi também consagrada como uma das quatro finalistas da ITMA em 2015.

Licenciada em Design de Moda pela Escola de Sta. Marcelina de S. Paulo, com um MBA em gestão e um curso de Nutrição na Universidade de S. Paulo, Renata Iwamizu, 35 anos, divide o seu tempo entre Portugal e o Brasil. “O meu objectivo é passar quatro meses do ano em Portugal e os restantes em S. Paulo”, conta a CEO da Moovexx que é também proprietária no Brasil de uma empresa têxtil que dispõe de duas marcas de vestuário – a Kanzo, de calças de homem, e a IT Means que produz vestuário de senhora.

A vinda para Portugal e a criação da Moovexx, uma empresa que está incubada no Citeve, em Famalicão, e que tem como representante a tempo inteiro Manuela Gomes, tem como objectivo a internacionalização desta tecnologia no mercado europeu e garantir a inovação continuada dos seus produtos. Até porque Renata tem na carteira outros projectos em desenvolvimento na área do vestuário, contando com o apoio ou parcerias como o CENTI, a própria Universidade de S. Paulo e da Escola Industrial do Rio de Janeiro.

O primeiro passo da Movexx Comfort System para entrar no mercado europeu foi a venda à Salsa da tecnologia utilizada na cintura dos jeans para homem que esta empresa de Filipe Vilanova lançou com a designação i-Motion. “Até 21 de Agosto tivemos o orgulho de ter a Salsa jeans como parceira exclusiva para o lançamento. Agora, estamos prontos para levar este benefício a outras marcas de Portugal e Europa.” , sublinha Renata Iwamizu, que confessa ter no seu ADN a ideia de juntar sempre o fashion ao conforto nos produtos que desenvolve.

Para desenvolver esta nova técnica de construir as tecnologias citadas foi feito um estudo junto de 200 pessoas, no qual era medido ao longo de um dia todos os movimentos que essas pessoas faziam, chegando-se à conclusão que havia uma variação média da cintura de 5,5 centímetros.

Ao mesmo tempo foram também estudados 5 biotipos de corpos masculinos e 9 femininos.

Com a informação recolhida, Renata pretende utilizar a cintura com elasticidade noutros grupos de moda e provar que os benefícios da tecnologia podem-se adaptar a qualquer segmento, seja ele fashion (jeans e alta costura) , desportivo, infantil ou no chamado corporate wear. As fardas da Guarda Metropolitana de São Paulo estão na linha da frente para aquisição de vestuário com essas características. “O corporate wear pode ser um bom negócio, porque não precisa fazer todos os tamanhos e a durabilidade da peça é maior, o que em termos produtivos diminui stocks e os custos logísticos”, frisa.

Partilhar