19 março 19
Desfile

T

Da Kitty à Katty: a nova coleção de Xiomara no Portugal Fashion

Numa época em que é exultada até à exaustão a necessidade de olhar para o futuro, especialmente na moda, Maria Mimosa, a nova coleção Outono/Inverno de Katty Xiomara que na passada sexta-feira subiu à passerelle do Portugal Fashion, é uma reflexão sobre o passado da estilista. Uma coleção de formas simples e femininas, de cores fortes e explosivas, feita através da mistura de materiais, brilhos e texturas, fruto de uma profusão de ideias lembranças.

Uma viagem que começou com uma coleção cápsula para a Hello Kitty e que viajou até à Venezuela.

“Fazer a coleção cápsula para a Hello Kitty, ela que como eu, nasceu no ano de 1974 e que como eu, faz 45 anos, fez-me recordar e avivar lembranças da minha infância. Recordo-me de uma curiosa planta – a Mimosa Púdica. Associada a ela existia uma lenda de origem Filipina que conta a história de uma menina extremamente tímida chamada Maria a quem um dia os pais se viram obrigados a esconder na floresta para proteger de um grupo de malfeitores. Passado o tumulto, só encontraram uma planta de pequenas folhas e lindas flores cor-de-rosa que ao tocar se fecha, assumindo assim a ideia de que uma planta tão tímida só podia ser a sua Maria. Eu deixava a minha roupa falar por mim, arrojando no vestuário, deixando que ele expressasse o que eu não conseguia com palavras e iniciativa. Tinha o meu lado tímido e o meu lado arrojado sem palavras, por isso esta planta e esta história me dizem muito”, revela a estilista ao T Jornal.

Um regresso ao passado que fez Katty refletir igualmente sobre o seu crescimento e sobre a evolução da mulher na sociedade, um conceito sempre presente nas coleções na designer, e que resultou num vídeo exibido no desfile com testemunhos de mulheres de diferentes gerações e áreas profissionais.

“Decidi que a coleção seria em certa medida uma homenagem a estas mulheres que tanto fizeram por mim no passado. Esta é uma coleção de reflexão, de saudade, de paixão e de agradecimento. Não tenho a capacidade que estas mulheres tiveram de erguer a voz, mas gostaria de deixar o meu testemunho traduzido numa fórmula de moda”, completa.

Partilhar