21 setembro 20
Inovação

T

Criador do tecido impermeável Gore-Tex morre aos 83 anos

Robert W. Gore, inventor da membrana de tecido impermeável e respirável conhecido por Gore-Tex, que revolucionou a roupa que se utiliza em caminhadas ou no equipamento dos bombeiros, faleceu esta quinta-feira em Maryland, aos 83 anos. Gore, que foi responsável da W. L. Gore & Associates durante cinco décadas, descobriu uma nova forma de polímero no laboratório da empresa em Newark, Delaware, em 1969.

O seu pai, que fundou a empresa, tinha pedido a Bob Gore para investigar uma nova forma de produzir fita adesiva a baixo-custo, utilizando PTFE (politetrafluoretileno). Em vez disso, o jovem descobriu que, ao esticar o PTFE com um puxão repentino, o polímero expandia cerca de 1.000%.

A membrana dentro do tecido Gore-Tex tem biliões de poros que são menores que gotículas de água, sendo impermeável mas também respirável, o que levou a um grande número de aplicações, desde capas de chuva, sapatos e outras peças à prova de água até dispositivos médicos, cordas de guitarra e equipamentos espaciais.

Gore nasceu no Utah em 1937, sendo o mais velho dos cinco filhos de Bill e Vieve Gore, que criam a empresa em 1958. Tinha um bacharelato em engenharia química pela universidade de Delaware. Gore foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia em 1995 pelas suas descobertas técnicas. Em 2003, foi premiado com a Medalha Winthrop-Sears em reconhecimento da “realização empresarial, que contribui para a vitalidade da indústria química “.

Em 2005, recebeu a Medalha Perkin, concedida por “contribuições para a melhoria da qualidade de vida e da competitividade mundial da economia dos Estados Unidos”. Em reconhecimento ao seu trabalho no desenvolvimento de Gore-Tex, Gore foi admitido no American National Inventors Hall of Fame em 2006.

Partilhar