30 novembro 18
INE

T

Criadas 427 novas empresas em Guimarães até Setembro

Até setembro deste ano, o concelho de Guimarães – onde a ITV assegura 70% da atividade e responde por 66% das exportações – ganhou 189 empresas, uma média de cinco por semana, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pela Câmara de Guimarães.

Uma análise aos números do INE permite perceber que no período em referência foram criadas no concelho 427 empresas, ao mesmo tempo que 238 fecharam as portas. O comércio e as atividades imobiliárias são os setores de atividade que têm melhor saldo positivo, com 35 empresas ganhas nos primeiros nove meses do ano. No caso do comércio foram criadas 106 e dissolvidas 71, o que dá também um saldo positivo de 35 empresas.

O vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico da Câmara, Ricardo Costa, justifica os números com a atitude de proximidade da autarquia com os empresários, num espírito de constantes incentivos, em paralelo com a resolução dos problemas.

A rede nacional ‘Espaço Empresa’, lançada pelo Governo em abril e que também tem um espaço na Plataforma das Artes (foto), em Guimarães, parece ter sido outra grande ajuda

Partilhar