05 julho 19
Colóquio

T

COTEC traz revolução digital ao coração da indústria têxtil

A COTEC Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, realiza na próxima segunda-feira, 8 de julho, o 16th COTEC Innovation Summit: Leading 4.0, que levará os mais importantes nomes da quarta revolução industrial, a revolução digital, até ao coração da inústria têxtil, que será com certeza uma das que maior impacto sentirá com as radicalidade das alterações que se avizinham.

Partindo de algo tão simples como a colocação de máquinas a fazerem trabalhos onde ganham em eficácia, rapidez e (em princípio) isenção de erro ao ser humano, a revolução digital vai ter profundas implicações ao nível das novas ‘skills’ profissionais, do financiamento, das formas de produção, da resposta aos clientes e da abordagem dos mercados. Tudo isto, como afirmava o diretor-geral da COTEC, Jorge Portugal, rodeado de uma envolvente que é, só por si, o maior de todos os desafios: a velocidade de adaptação tanto das empresas como dos seus colaboradores a esta nova realidade, que está ao virar da esquina.

Num quadro em que parte do trabalho manual humano deixará de ser necessário, mas onde funções específicas continuarão (como agora) a fazer muita falta em ambiente fabril – como sucede amiúde no setor têxtil – toda a cadeia industrial deve estar munida de informação o mais alargada possível sobre a revolução digital.

A COTEC assume como uma das suas funções não deixar ninguém, nenhuma empresa, para trás, mas avisa que o caminho é estreito e não tem alternativa. E também é caro – pelo que o Banco Europeu de Investimentos será uma das entidades presentes em Famalicão. A organização presidida por Isabel Furtado, administradora da TMG Automotive, recorda ainda que a revolução digital é uma das opções estratégicas do Governo (do atual, mas necessariamente do próximo, qualquer que ele seja) e a prova disso são os diversos programas que têm sido lançados em seu torno – e que estarão também em debate.

É neste quadro que o 16º encontro anual da COTEC, definitivamente virado para o exterior, irá tentar dar respostas, encontrar pistas e principalmente promover conhecimento através també da divulgação de diversos estudos, nacionais e internacionais, que pretendem estender até ao limite a perceção da economia digital.

A conferência irá juntar gestores e empresários, académicos, decisores políticos, estudantes e outros especialistas em nove sessões com mais de 35 oradores. Para além do ministro da Economia, estará também presente, a encerrar o encontro, o presidente honorário da COTEC e Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhar