27 Outubro 2017
Costura

T

Cosido à Mão aos sábados na RTP1

A costura voltou à ribalta todos os sábado à noite nas casas dos portugueses, através da RTP1. É o concurso Cosido à Mão, que vai para o ar às 21h15, num formato que arrancou com 15 costureiros amadores provenientes de norte a sul do país.

Têm ente 20 e 62 anos os candidatos ao título de melhor costureiro/a amador de Portugal, que será conhecido no final de 13 semanas de transmissão. O prémio final é patrocinado pelo T Jornal e inclui uma passagem pela Premiére Vision Paris, a maior feira de materiais e serviços da indústria da moda, e um estágio numa fábrica têxtil. Para iniciar o percurso profissional, o vencedor vai dispor ainda de um prémio monetário de 5 mil euros.

O concurso, apresentado por Sónia Araújo, é um formato original da BBC que já foi exibido também com grande sucesso em países como França, Alemanha, Suécia, Noruega e Dinamarca. Também na vizinha Espanha, a TVE1 já aderiu ao formato e vai iniciar gravações no próximo mês de Novembro.

Ao longo das 13 semanas de programa, os concorrentes vão sendo avaliados pelo alfaiate Paulo Batista e a criadora de moda Susana Agostinho, aos quais se juntarão vários convidados surpresa. Em cada episódio há dois desafios: o primeiro é sempre o Molde (têm um molde em papel a partir do qual têm de construir uma peça); o segundo será grande parte das vezes Transformação (transformar uma peça base noutra completamente diferente) ou – menos vezes – Feito à Medida (fazer uma peça de raiz, sem molde, a partir das medidas de um manequim). A primeira prova é normalmente mais longa e mais técnica, a segunda é mais criativa.

Para cada prova há sempre uma peça a servir de modelo inspirador. O programa termina sempre com um concorrente a ganhar a “Peça da Semana” (terá sido o autor da melhor peça da semana e terá vantagens na semana seguinte) e com a eliminação do concorrente mais fraco.

 

Partilhar