16 Maio 2017
Recuperação

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Cortefiel quer duplicar venda online e abrir novas lojas

A Cortefiel quer arrepiar caminho e acelerar no regresso à aposta na moda para adultos apontando para o aumento das vendas online e a abertura de novas lojas durante este ano, incluindo em Portugal. No ano passado o negócio digital cresceu 27%, passando para 5% da facturação e 56 milhões de euros, números que quer ver duplicados. A abertura de 100 novas lojas é outro dos objectivos traçados para 2017.

Depois de em finais de 2015 ter enveredado por uma estratégia de rejuvenescimento e baixa de preços – pressionada pela concorrência de cadeias como Zara, H&M ou Primark -, a marca reconhece agora que foi um erro e quer reposicionar-se como premium mass market, mais distante do preço baixo e mais próxima do luxo acessível. “Temos que falar mais de qualidade e menos de preço”, disse ao jornal El País o administrador-delegado, Jaume Miquel.

“Uma coisa é ter mais moda, com maior rotatividade nas colecções e preços mais baixos, e outra é deixar de servir os clientes e 45 anos. Isso foi um erro que cometemos, como demonstram os números”, diz Miquel, que já em 2016 procurou arrepiar caminho. Apesar de a facturação ter crescido 3,12%, para mais 1.129 milhões de euros, os prejuízos chegaram aos 24 milhões, quadruplicando os números no vermelho de 2015. “A reestruturação custa dinheiro”, justifica o administrador-delegado do grupo espanhol.

A par da facturação, também os resultados brutos de exploração melhoraram no ano passado (6,7%), caminho que a Cortefiel quer consolidar com o plano que apresentou para 2017. Aponta para duplicação da venda online e a abertura de 100 lojas, metade franchisadas, metade em espaços próprios. Os mercados prioritários são Espanha, Portugal, Rússia, países balcânicos e México.

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