10 Setembro 2018
Congresso

T

Convenção Mundial do Têxtil com os olhos em Portugal

Modelo de inovação e “case study” único de regeneração da indústria têxtil, Portugal foi apresentado na Convenção Mundial da ITMF como exemplo para muitos outros países. Na reunião, que decorreu entre 7 e 9 de Setembro, em Nairobi, no Quénia, o Director Geral da ATP, Paulo Vaz, apresentou a próxima edição da convenção, que terá lugar no Porto em Outubro de 2019.

A apresentação teve lugar perante uma plateia com mais de 300 conferencistas, de 40 países, entre os quais pontificava a delegação chinesa com mais de oito dezenas de delgados, o que revela a prioridade que aquele país está a dar aos investimento na têxtil e vestuário em África.

Visto como um caso singular de regeneração da Indústria Têxtil e Vestuário num país desenvolvido, com base em inovação, design e serviço, Portugal é apontado à comunidade mundial têxtil como modelo para muitos outros países que desejam implementar políticas de relocalização da indústria transformadora.

Com a realização no Porto da próxima Convenção da ITMF (International Textile Manufacturers Federation), entre 20 e 22 de Outubro de 2019, regressa à Europa o maior congresso mundial do sector têxtil, depois de quase uma década em palcos da Ásia, América Latina e África, demostrando assim a importância que Portugal retomou no cenário internacional.

Este é o maior congresso mundial do sector têxtil e realiza-se há mais de um século, tendo já por duas vezes decorrido em Portugal, em 1969 e 1993, ambas igualmente no Porto, organizadas, tal como será em 2019, pela ATP (então designada Anitaf), que bateu a concorrência de Barcelona e Paris na corrida pela organização.

“Será um momento de afirmação de Portugal como um produtor têxtil de grande qualidade e vai com toda a certeza ajudar os líderes europeus a acreditarem que a relocalização e reinvestimento na indústria não só é possível como desejável”, comentou Paulo Vaz, a propósito da escolha do Porto para o encontro que vai reunir gestores têxteis vindos de todos os cantos do mundo.

Partilhar