31 Março 20
E-commerce

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Consumidores portugueses estão cada vez mais online

Compra mais online, reclama mais online e pesquisa mais antes de comprar: é este o perfil do consumidor português, traçado pelo Portal da Queixa no âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinalou a 15 de março.

Residente nas grandes cidades, do sexo masculino e com idade entre os 40 e 45 anos, este novo consumidor anda à procura de uma comunicação de proximidade com as marcas, tendo para isso migrado para as plataformas digitais.

Pesquisa online antes de comprar e escolhe o espaço digital para adquirir os produtos, motivado pela capacidade de utilização de ferramentas digitais, nomeadamente dos smartphones, que possibilitam o acesso à internet a qualquer momento. Dados recentes da ANACOM indicam que 7,8 milhões de pessoas usam Internet móvel em Portugal.

Esta disponibilidade para estar online a toda a hora, construiu um novo mercado digital, que trouxe novas formas de consumo, pelo contacto imediato com o prestador do serviço, além da rapidez no acesso a informações que possam facilitar a tomada de decisão.

No entanto, na altura de reclamar, é também nesse espaço que escolhe fazê-lo, e por isso mesmo hoje os consumidores são os principais influenciadores de decisão através da sua opinião junto da comunidade online, condicionando as escolhas e a reputação das marcas.

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