15 Abril 2021
Modtissimo

Mariana D'Orey

Connected, Resourceful e Euphoric: as tendências S/S 22

Já são conhecidas as tendências que irão dominar as coleções Primavera/Verão 22: são três as grandes tendências que Tamara Cloé Leguia, especialista da WGSN, considera como as dominantes das colecções femininas: ‘Connected, Resourceful e Euphoric’.

“Connected remata-nos para a ligação à era digital. O confinamento reforçou essa ligação com o digital e esta mega tendência irá traduzir-se em roupas que são como uma segunda pele, muito funcionais”, explica Tamara Cloé Leguia. Assim, dentro desta tendência onde se destacam o azul turquesa (turquoise blue), laranja ardente (fiery orange) e o amarelo manga (mango sorvet) como as cores mais irreverentes combinadas com uma palete de tons terra e pastel, destacam-se os estilos homewear, simple elevation e o adaptable design, que aliam o conforto de materiais como o algodão à funcionalidade.

“Menos é mais. O consumidor transformou-se e quer hoje menos com mais qualidade. A questão do fabrico sustentável assume também ainda maior relevância”, acrescenta a oradora. As questões ligadas à sustentabilidade ganham lugar de destaque na segunda grande tendência, Resourceful, que integra na palete de cores dominantes os tons terra da natureza com apontamentos mais exuberantes, como o mangenta (eletric mangent) que remetem para as tonalidades florais.

“Encontramos aqui uma clara noção da qualidade do fabrico e do imperativo da sustentabilidade que surge por uma estreita ligação do consumidor à natureza que já se vinha a refletir em coleções anteriores”, explica Tamara Cloé Leguia. Os materiais dominam então esta tendência de moda que tem a sua maior expressão nos estilos carefree comfort, soft romantic ou relaxed rustic e na incorporação do homecycle, ou seja, a utilização de dead stock para a criação de novas e exclusivas peças.

“São peças versáteis, que celebram um design muito inclusivo. Um bom exemplo é um boom do estilo mamã que pode ser explorando durante a gravidez, mas também depois e antes dela”, exemplifica a especialista em tendências.

Mas nem só de conforto e sustentabilidade se farão as novas. “A última grande tendência é Euphoric e representa a esperança de puder voltar a ir a grandes eventos de moda. É um estado emocional que se reflete nas roupas: uma clara ligação entre corpo, mente e alma”, descreve Tamara Cloé Leguia. Uma euforia que se traduz em cores vivas e alegres, como novamente o azul turquesa (turquese tonic), mas também o vermelho vibrante (red glow) e os tons alaranjados (fresh ginger). “Nesta mega tendência encontramos a aposta nos tons sobre tom, mas também no já conhecido color block, com uma grande incidência nos estilos pool party, reto resort e também o park ranger, muito associado ao estilo safari, que abandona o verde caqui para se alargar para outras cores mais frescas e leves”, conclui.

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