23 Janeiro 2018
Escândalo

T

Condé Nast impõe regras mais rígidas nas suas sessões fotográficas

O escândalo sobre o assédio sexual em Hollywood continua. Depois dos atores, os fotógrafos: depois de Terry Richardson, as acusações recaem agora sobre Mario Testino (na foto) e Bruce Webber, que viram as suas colaborações com o grupo de imprensa suspensas. A Condé Nast impôs assim um novo código de conduta, mais rígido, para as sessões fotográficas.

A notícia foi dada diretamente por Anna Wintour, diretora da revista Vogue norte-americana e diretora criativa do grupo Condé Nast, nas suas redes sociais. Depois de criticar os atos de assédio alegadamente feitos por estes fotógrafos e se manifestar positivamente no que diz respeito à abertura que está a acontecer sobre este assunto, a mulher-forte da Vogue enumerou algumas das mudanças a acontecer de forma imediata.

Entre elas estão a obrigatoriedade das modelos terem mais de 18 anos, a proibição do consumo de álcool e drogas recreativas nos estúdios fotográficos e a aprovação prévia dos modelos aquando de sessões que incluam “nudez, roupas transparentes, lingerie, biquínis, uso simulado de drogas ou álcool ou poses sexualmente sugestivas”.

Tanto Bruce Webber como Mario Testino negaram as acusações que lhes são dirigidas. Este último, que fotografou figuras como a Princesa Diana ou os Duques de Cambridge, tendo feito também um photoshoot em Portugal, em Setembro de 2015, foi alvo de 13 denúncias por parte de modelos masculinos e assistentes fotográficos.

Partilhar