21 Fevereiro 2018
Concurso

Carolina Guimarães

Concurso de Novos Criadores enche Modtissimo Experience

O Concurso Novos Criadores PFN veio abrilhantar a estreia do Modtissimo Experience, que viu o seu espaço recheado de curiosos para a sua primeira edição deste ano. Agora com duas categorias, o concurso distinguiu com o primeiro lugar Luís Sandão (com a peça à esquerda na foto), da ESAD, e João Sousa (com a criação da direita, na foto), da Escola de Moda do Porto.

Os vencedores das duas categorias – ensino superior politécnico e ensino técnico-profissional – vão ter acesso a um desfile no Bloom, do Portugal Fashion, assim como um prémio monetário no valor de 300 euros e um estágio de um mês numa empresa ligada ao setor.

Na categoria de ensino superior politécnico, para além de Luís Sandão (que trabalhou com fitas da Idepa), foi distinguida com o segundo lugar Ana Carvalho Sousa, do Modatex, que recebeu materiais da Paulo Oliveira; Ana Castro, da ESAD, com matéria-prima da Troficolor, que recebeu o “bronze” e ainda Andreia Miranda Pires, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que usou tecidos da Penteadora.

João Sousa, o grande vencedor da categoria ensino técnico-profissional, usou materiais da TMG Textiles. Em segundo lugar ficou Daniela Amorim, da Escola de Moda do Porto, com uma peça feita com materiais da Somelos Tecidos; o terceiro lugar ficou para Andreia Silva, também da Escola de Moda do Porto, que trabalhou com materiais da Lurdes Sampaio; o quarto lugar foi atribuído a Diana Santos, do Cenatex, que recebeu tecidos da Vilarinho.

Este concurso, que tem como objetivo estimular a capacidade criativa dos jovens e sensibilizar as empresas para a atividade das escolas de moda, premeia com 200 euros os segundos lugares, 150 os terceiros e 100 euros os quartos prémios.

Algumas criações dos oito distinguidos estarão no Fórum de Novos Talentos da próxima edição do Modtissimo.

Partilhar