6 Janeiro 2017
Moda

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Como a bebé do ano se tornou o ícone da Rust and May

Logo ao nascer, Benedita foi notícia em todas as televisões e jornais portugueses. Trata-se da primeira bebé do ano 2017 nascida no Porto, no Centro-Materno Infantil do Norte. Além da felicidade proporcionada aos pais, Benedita não imaginava que estava também a transformar-se num ícone da marca Rust and May.

Com Benedita ao colo, o babado pai vestia uma t-shirt, criada pela designer Joana Dias, com a singular inscrição The Boss. “Olhe, começaram a chover mensagens nas redes sociais de clientes e amigos meus”, conta a fundadora da Rust and May, dando conta assim do feedback que teve do primeiro nascimento do ano.

Licenciada pela Escola Superior de Design do Porto, Joana Dias começou o seu percurso profissional na Eureka em 2007, dois anos depois de ter tirado o curso e com mais alguma formação e experiência em Barcelona durante esse período pré-profissional. Da Eureka, saltou para a Parfois, passou pela Uterque (da Inditex) e aterrou na Tiffosi em 2011, onde permaneceu até 2015.

No final desse ano, uma viagem ao Bali mudaria a vida desta designer. Joana Dias apaixonou-se pela estética e artesanato locais e viu ali uma oportunidade de negócio. “Comprei um contentor de artigos de decoração do Bali”, lembra. O contentor só chegaria alguns meses depois, ou seja em Abril de 2016. Foi então que nasceu a Rust and May. “Sempre quis que a marca tivesse dois nomes, de forma a dividir as famílias. Rust, focada em artigos de decoração, e May para vestuário”, explica.

A Rust é totalmente produzida em Bali, por artesãos qualificados, “cada peça é única porque é feita manualmente”, revela. Já a linha May é “100% made in Portugal e teve uma excelente adesão por ter desenho próprio (o caso da t-shirt do pai da famosa Benedita), com tecidos de qualidade”.

A Rust and May está disponível nas redes sociais, com uma média de 50 encomendas por mês, e num showroom, que é também o atelier de Joana Dias, na Rua do Lidador, no Porto. “O showroom surge exatamente por sentir uma necessidade por parte do cliente de poder sentir as peças, de ver e tocar”, explica.

Em termos de vestuário, o must são naturalmente as t-shirts, mas Joana Dias adianta que faz também sweats, calças e outras peças – “tudo sportschic”. Os clientes da Rust and May são, sobretudo, “mulheres numa faixa etária dos 25 aos 35 anos”, e o leque de preços é tão diverso como a oferta da marca.

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