12 Abril 2017
Mercado electrónico

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Comércio online de moda dispara na Índia

O comércio electrónico de moda na Índia deverá quadruplicar nos próximos três anos, para um valor a rondar os 30 milhões de dólares. A par da imensidão do mercado, a Índia é um dos países onde o comércio digital cresce mais rapidamente, sendo que 30% dos novos consumidores iniciam as suas compras com vestuário e calçado.

Os números são avançados pelo Fashion Forward 2020, um relatório que é elaborado pela Boston Consulting e Facebook, que avalia o potencial do mercado de moda do país em 70 mil milhões de dólares. O estudo conclui que, a par do online, também o comércio móvel deverá aumentar de forma exponencial já que cerca de 85% dos consumidores electrónicos preferem comprar através do smartphone.

Actualmente, o comércio electrónico corresponde já a cerca de 4% do mercado de moda da Índia, estimando o estudo que os novos consumidores garantam uma fatia de 40% do crescimento. Também o perfil do comprador deverá evoluir do típico homem jovem da actualidade, para um mercado electrónico onde quase metade dos consumidores serão as mulheres indianas.

Segundo o director da Boston Consulting na Índia, Rohit Ramesh, o crescimento explosivo doÉdigital no comércio de moda “é uma tendência que não se limita às áreas urbanas e está a espalhar-se por todo o país”. Também o director do Facebook para a Índia e Sul da Ásia, Umang Bedi, conclui que “até 2020 33% de todos os consumidores de moda vão comprar online, o que significa que para um país móvel como a Índia assistiremos a um grande número de compras no telemóvel”.

O estudo aponta ainda, por outro lado, que o digital está também a emergir como via privilegiada para a descoberta, investigação e compra. Os consumidores passam cada vez mais tempo online e 24% fazem transacções exclusivamente online enquanto outros 25% se decidem pela compra offline depois da pesquiza.

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