4 Outubro 2017
Inovação

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Cluster Têxtil começou a sementeira

Proporcionar o desenvolvimento de projetos conjuntos e inovadores entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico é – em resumo – a missão do Cluster Têxtil (CT), que aproveitou o Modtissimo 50 para se apresentar ao mundo.

“O Cluster Têxtil surge com o objetivo de promover a inovação das empresas do STV pela formação, transferência de conhecimento e desenvolvimento de redes e cadeias de valor, que possibilitem ganhos económicos e maior capacidade de abordagem a mercados externos”, explicou, na ocasião, Manuel Gonçalves (da TMG Textiles, na foto), um dos oito membros eleitos do Grupo de Alto Nível do CT.

António Falcão (Têxtil António Falcão/Fitexar), Paulo Melo (Somelos), Braz Costa (CITEVE), Hélder Rosendo (P&R Têxteis), Isabel Furtado (ATP), Fernando Merino (ERT) e Ana Ribeiro, diretora executiva, são os outros membros que integram o Grupo de Alto Nível.

“O cluster baseia-se na intervenção coletiva, agregada e articulada de empresas, universidades, centros tecnológicos e institutos de novas tecnologias, associações empresariais, entidades com responsabilidades relacionadas com o território, etc. Por outras palavras, será a via para a exploração da eficiência coletiva de um conjunto de atores que individualmente têm demonstrado o seu valor e capacidade de ir mais além”, acrescentou Manuel Gonçalves.

A cerimónia de ontem à noite, na Alfândega do Porto, foi o pontapé de saída do Cluster Têxtil, que ainda está na sua fase embrionária, arrancando com 58 empresas e entidades fundadoras, que preenchem toda a cadeia de valor do setor têxtil e vestuário e engloba universidades, associações, centros tecnológicos, e uma entidade pública (a Câmara de Famalicão).

“Agora temos de alargar esta base, através da adesão de novas empresas e entidades”, diz a diretora executiva do CT, que assenta a sua atividade em cinco pilares:

  1. Capital humano, formação e educação;
  2. Investigação, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade;
  3. Projeção internacional
  4. Design e moda;
  5. Cruzamento com outras cadeias de valor.

No âmbito da sua missão de lançar sementes para que desabrochem e floresçam dezenas de projetos inovadores, o CT já pôs em marcha nove grupos temáticos especializados, de reflexão estratégica, que alimentarão o Grupo de Alto Nível com propostas e ideias. 

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