18 janeiro 21
Digitalização

T

Cluster Têxtil apoia reuniões B2B rumo à indústria 4.0

A partir desta quarta-feira, 20 de janeiro, e ao longo das seis semanas seguintes, o marketplace Clamtex, dá às empresas a oportunidade de, através de reuniões B2B, expor os seus desafios na implementação da Indústrias 4.0 e receber soluções apresentadas por fornecedores de tecnologias. A iniciativa tem o apoio do Cluster Têxtil, no âmbito da opção estratégica de disseminar a digitalização industrial.

O principal objetivo do Clamtex é “fortalecer a excelência em gestão dos clusters europeus participantes para impulsionar o seu ecossistema de inovação especializado, facilitando a colaboração intersetorial e regional para facilitar a adoção da digitalização”. A parceria Clamtex é composta por cinco clusters de Portugal, França e Espanha e representando quatro regiões: Catalunha e Valência em Espanha, País do Loire em França e região norte em Portugal.

A Clamtex conduzirá a “uma estratégia de cooperação de longo prazo entre os parceiros, a fim de promover a cooperação transregional e intersetorial entre todos os clusters participantes, com ênfase particular na adoção da digitalização no setor têxtil, beneficiando de sistemas avançados de produção e manufatura”.

Após a conceção e desenvolvimento de uma estratégia de cooperação conjunta, será definido um roteiro de atividades para os próximos anos, que passará por uma abordagem das necessidades do negócio das PME inseridas na lógica do clusters e que precisam de se adaptar melhor às tendências, desafios e oportunidades que surgem com as mudanças industriais.

As empresas podem consultar o programa completo e fazer aqui as suas inscrições.

Partilhar