17 Abril 2018
I&D

T

CITEVE organiza conferência sobre vestuário de protecção

O CITEVE vai organizar a 8.ª Conferência Europeia sobre Vestuário de Proteção Próxima Geração em associação com a Sociedade Europeia de Vestuário de Proteção (ESPC), a Federação das Associações de Diretores de Incêndio da União Europeia (FEU), o Instituto para segurança (IFV) e a Federação Europeia de Segurança (FSE).
A iniciativa, que irá decorrer entre 7 e 9 de Maio, no Hotel Sheraton, no Porto, reunirá inovadores da indústria, provedores de tecnologia, pesquisadores, clusters e outros actores do sector da indústria de vestuário de proteção de toda a Europa.
A roupa de proteção proporciona um papel vital na segurança, ergonomia e conforto dos trabalhadores e, com a evolução dos tecidos inteligentes, além de protegidos fisicamente, os trabalhadores podem ser monitorados e alertados para vários perigos, evitando possíveis lesões. Como resultado desta evolução, a chegada de equipamentos de proteção mais inteligentes e novos dispositivos para uso profissional visa tornar a vida mais segura e mais produtiva para trabalhadores de várias indústrias.

Trata-se de um evento cheio de oportunidades para explorar, aprender, compartilhar e usufruir da rede de networking através de um atraente e equilibrado programa de apresentações, cartazes e sessões de discussão. A conferência abordará domínios como eletrónica integrada, wearable, têxteis inteligentes, segurança de produtos, ergonomia, conforto, sustentabilidade e aspetos regulatórios. Além do ECPC/NOKOBETEF, a conferência contará com um dia temático suplementar dedicado às necessidades dos bombeiros.

ÂMBITO

A conferência pretende ser uma plataforma para disseminar, trocar e discutir os resultados das pesquisas, desenvolvimento de projetos e programas de implementação relacionados com roupas de proteção, com foco na proteção e bem-estar dos usuários, instalando um diálogo entre indústrias e organizações académicas. Além disso, o objetivo do “Dia do Tema dos Bombeiros” é iniciar a interação entre usuários finais e cientistas para criar uma melhor compreensão de seus mundos. Os parceiros industriais podem beneficiar com isso para desenvolver mais produtos específicos de tarefas com base nas necessidades funcionais dos usuários finais.

PÚBLICO-ALVO

Esta conferência destina-se a pesquisadores, designers, fabricantes, compradores, especialistas em saúde e segurança e fatores humanos, autoridades públicas (compras) e usuários finais.

TÓPICOS GERAIS

– Novos métodos e padrões
– Sistemas termorreguladores para roupas de proteção
– Sistemas inteligentes e wearables para roupas de proteção
– Novos materiais, funcionalizações e tecnologias
– Proteção multirisco
– Proteção Desportiva e Médica
– Sustentabilidade e economia circular
– Ergonomia e conforto
– Digitalização / Indústria 4.0 e modelagem de desempenho PPE
– Seleção, uso seguro, manutenção e ciclo de vida

ROUPA DE PROTECÇÃO ESPECIAL BOMBEIROS

– Vestuário específico para tarefas
– Abordagem sistémica
– Camadas têxteis como proteção adaptativa
– Refrigeração e ventilação (forçada)
– Técnicas de sensores integrados
– Camadas protetoras contra materiais perigosos do fumo
– Cuidado e manutenção

Partilhar