23 Janeiro 19
Qualificação

T

CITEVE junta figuras do têxtil para discutir formação

A falta de profissionais qualificados é uma preocupação transversal a toda a indústria têxtil. Consciente das dificuldades que muitos empresários enfrentam no momento de contratar, o Cluster Têxtil e o Citeve organizaram esta terça-feira um seminário dedicado ao tema, onde estiveram reunidos especialistas em formação e industriais do sector.

Ana Maria Damião (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino), Braz Costa (CITEVE), Ricardo Cunha (Indústria Têxtil do Ave), Miguel Pedrosa Rodrigues (Pedrosa & Rodrigues) e Maria Alsina (Sonae), foram as personalidades convidadas para a mesa redonda (foto), dedicada ao tema “Skills, Qualifications and Ocupations – convergences and gaps”

O evento, organizado no âmbito do projecto europeu “Skills4Smart TCLF Industries 2030” contou ainda com um conjunto de palestras, conduzidas por Lutz Walter, da Euratex, Rob Senden, da IVOC, Ana Dinis, da ATP e Adelaide Dias, da Câmara de Famalicão.

Ao longo de todo o debate foram discutidas as dificuldades que as empresas têxteis, de vestuário, calçado e peles sentem na atracção de novos talentos, nas várias áreas do saber e o esforço necessário para requalificar os quadros perante os desafios emergentes da indústria.

No final do seminário, Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDR-Norte mostrou-se sensibilizado pelas questões discutidas ao longo do evento.

Partilhar