25 Janeiro 2018
Têxteis técnicos

Raposo Antunes

Citeve fez quatro projectos para a Agência Europeia de Defesa

O Citeve já concluiu os estudos de viabilidade que a Agência Europeia de Defesa entregou a um conjunto de entidades do sistema científico e tecnológico e empresariais europeias.

No Acclitexsys, o Citeve teve como parceiros a empresa têxtil portuguesa Damel, a Safran, uma multinacional francesa dedicada ao “soldado do futuro”, e o Aitex, um instituto espanhol da área da tecnologia têxtil.

Este projecto visou desenvolver vestuário militar ou paramilitar com um sistema de climatização que permita ao seu utilizador aquecer ou refrigerar o corpo conforme o teatro militar o exija.

Designado como Acams, o segundo projecto tinha como objectivo analisar a viabilidade de um equipamento de protecção individual que tivesse aquilo que designam como uma “camuflagem adaptativa”, que, no fundo, permitiria aos militares serem uma espécie de “soldados camaleões”.

Neste estudo de viabilidade, liderado pela FOI, uma entidade sueca de investigação militar, participaram ainda o IOSB-Fraunhofer (um instituto tecnológico alemão) e a empresa portuguesa Damel.

O terceiro estudo da Agência Europeia de Defesa dizia respeito ao projecto Livest, um sistema de protecção balística ultra-leve. Este estudo, também já concluído, foi coordenado pelo Aitex e nele participaram, para além do Citeve, as empresas Tekever e Paul Boyé.

Também para a mesma agência, o Citeve (coordenador), a Safran e o IOSB-Fraunhofer desenvolveram o projecto Conceds, que se destinava a fazer uma análise global dos requisitos mais importantes para o soldado apeado.

Partilhar