07 Dezembro 2017
Têxteis técnicos

T

Citeve, Exército e empresas mostram equipamentos de combate

As empresas Damel, Riopele, Lavoro e Monte Campo apresentaram esta manhã, no Citeve, a primeira prova de novos equipamentos para o Exército Português. São protótipos de tecidos para colete balístico, sistemas de carga, uniforme de combate, conjunto impermeável e conjunto underwear, que resultam do projecto de investigação coordenado pelo Citeve e que envolve as seis entidades. Dura há vários meses, mas os respectivos contratos foram agora formalizados.

“São provas de conceito desenvolvidas com o objectivo de proporcionar aos soldados equipamentos mais ergonómicos. Vamos ter agora uma reunião técnica com os responsáveis militar para análise dos novos produtos, que podem ainda beneficiar de ajustamentos”, esclareceu a investigadora Gilda Santos, do Citeve. Os novos equipamentos tem vindo a ser desenvolvidos no âmbito designado Programa de Sistemas de Combate do Soldado – Sobrevivência, que tem vindo a ser desenvolvido pelo Citeve e envolvendo o Exército Português e aquelas quatro empresas.

O projecto tem como objectivo criar novos equipamentos com capacidades adicionais de resistência ao calor e à chama, impermeabilidade, protecção balística e que sejam capazes de regular a temperatura do corpo. Uma nova geração de camuflados, com têxteis inovadores, vai permitir também que não sejam detectáveis quer pelos sistemas de radar quer por infravermelhos. “É um programa estruturante do Exército que visa capacitar o soldado para um desempenho mais ágil e eficaz, com equipamentos tecnologicamente evoluídos, mais ligeiros e ergonómicos” sublinhou o Coronel João Ribeiro, Chefe da Divisão de Planeamento da Formação do Estado Maior do Exército.

A par dos tecidos com novas funcionalidades desenvolvidos pela Riopele, foram dados a conhecer mochilas de assalto com mochilas de primeiros socorros, concebidas pela Monte Campo, um conjunto undewear térmico da Damel e vários modelos de botas da Laboro. A reunião técnica que se seguiu à formalização dos contratos janta os responsáveis militares com os fabricantes e os investigadores do Exército com vista a analisar pormenores técnicos e de inovação que as regras militares implicam que não sejam divulgados.

A par deste Programa de Sistemas de Combate do Soldado, o Citeve tem participado noutros projecto de equipamentos militares inovadores e com novas funcionalidades, tanto com as Forças Armadas portuguesas com com a Agência Europeia de defesa e da NATO.

Partilhar