06 Fevereiro 2019
Têxteis técnicos

T

CITEVE em novo projecto para a Agência Europeia de Defesa

Chama-se  STILE – Smart TextILEs in Defence e é o novo projeto da Agência Europeia de Defesas (EDA) que visa produzir vestuário inteligente e multifuncional para os exércitos europeus. A par do CITEVE , também o INEGI e a AITEX (Espanha) integram o consórcio que se propõe equipar o soldado com materiais avançados e os chamados wearables, ou seja a electrónica vestível.

Este é já o sétimo projeto em que o CITEVE participa no âmbito das atividades da EDA de apoio aos esforços dos seus 27 membros no desenvolvimento de projetos de colaboração em matéria de capacidades de defesa. Além de parceiro relevante da indústria de Defesa, o CITEVE destaca-se também enquanto fornecedor de soluções têxteis e de vestuário tecnologicamente avançadas, já que a estes projetos de alcance europeu se juntam outros para o Exército Português em parceria com empresas nacionais.

É o caso do ACU (Advanced Combat Uniform) e SCS (Sistemas de Combate do Soldado), cujas peças – uniforme de combate, uniforme de guarnição, underwear, impermeável, botas e sistemas de carga) – já estão a ser usadas pelos militares que integram o contingente do Exército Português destacado no Iraque. Equipamentos que, depois de três fases de testes levadas a cabo por militares em território nacional, tinham já haviam recebido o certificado PRT Army Tested, que é conferido ao sistema ou equipamento que cumpra os requisitos gerais e específicos definidos pelo Exército Português.

Sediado em Famalicão, o CITEVE  é membro e dinamizador do CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda, que tem entre os seus nove SIGs (Special Interest Groups) um exclusivamente dedicado à área Militar e de Proteção. Neste âmbito, celebrou recentemente um protocolo com a idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, que aponta à realização de iniciativas conjuntas para a inovação e a competitividade das empresas do CLUSTER TÊXTIL nesta área.

Partilhar