10 Abril 2018
Formação

Raposo Antunes

CITEVE é parceiro em 7 projectos do Erasmus+

O CITEVE é parceiro em sete projectos do programa europeu Erasmus+, na área de formação/educação, abrangendo diferentes grupos alvos de intervenção.

“Estas iniciativas envolvem dezenas de empresas, centros tecnológicos, universidades e entidades de formação, sendo a participação do CITEVE estratégica e fundamental para acompanhar aquilo que está a ser feito e pensado a nível da União Europeia”, explica Alexandra Cardoso, gestora de Projectos Erasmus +, do Citeve, acrescentando que “todos os projectos são uma mais-valia”, já que permitem “trazer novas competências, funcionalidades, práticas e estratégias para as empresas”.

O projecto mais expressivo envolve 21 parceiros de 9 países, tem um orçamento aproximado de 4 milhões de euros e é coordenado pela EURATEX. O ‘Skills4Smart TCLF 2030’ procura desenvolver competências e oportunidades de emprego na área têxtil, vestuário, calçado e couro, contribuindo para a revitalização dos diferentes sectores.

Além da Euratex, que coordena, participam também instituições como a CEC e a COTANCE (Bélgica), CIAPE – Centro Italiano per l’Apprendimento Permanente – (Itália), CITEVE, CNDIPT – Centrul National de Dezvoltare a Invatamantului Profesional Si (Roménia),COBOT (Bélgica)|Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Hellenic Management Association (Grécia), Fundacion Estatal (Espanha), IVOC (Bélgica), Instituto Tecnologico Del Calzado Y Conexas (Espanha), OPCALIA (França), Soc. Cons. A r.l. – Servizi didattici e scientifici per l’Università di Firenze (Itália), Politecnico Calzaturiero Scarl e SPIN 360 (Itália), Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi din Iasi (Romênia), Lodz University of Technology Politechnika Lodzka (Polónia), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), PIRIN-TEX EOOD (Bulgária) e MARZOTTO (Itália).

Iniciado no primeiro dia deste ano e com final previsto para 31-12-2021, o projecto Skills4Smart visa apoiar o desenvolvimento de competências e de oportunidades de emprego em toda a UE no setor de Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados, indispensáveis para inovar e produzir produtos de alto valor.

Durante os quatro anos, os parceiros trabalharão para identificar ações concretas/atividades prioritárias e ferramentas que permitam antecipar e combinar as competências, promovendo mecanismos de informação, criação de redes e parcerias.

Mas também atualizar/melhorar a atratividade do setor; a criação de uma rede de prestadores de Educação e Formação Profissional, autoridades públicas e outras partes interessadas que trabalhem em conjunto no desenvolvimento de competências para a modernização e crescimento destes sectores; o envolvimento de vários stakeholders públicos e privados a fim de garantir a sustentabilidade dos resultados do projeto.

Entre outros objectivos, o projecto prevê a criação do Campus Europeu Virtual da Moda, que constituirá um centro operacional vivo para partilha de resultados do projeto e outros dados úteis sobre educação e emprego.

Partilhar