10 Julho 2018
Vestuário

T

CITEVE certifica os têxteis com protecção UV

O CITEVE é o responsável, em Portugal, pela certificação mais rigorosa para têxteis com fator de proteção à radiação ultravioleta (UV) – o UV Standard 801.

Membro da International Test Association for Applied UV Protection (Associação Internacional de Ensaios para a Proteção Aplicada de Raios Ultravioletas), o CITEVE representa em Portugal esta entidade responsável pelo desenvolvimento do rótulo UV STANDARD 801, que visa a certificação de artigos têxteis para vestuário ou para artigos de sombra, relativamente à proteção à radiação UV.

A determinação da proteção UV, de acordo com o UV STANDARD 801, tem em consideração as situações do dia-a-dia aplicadas ao material. Vai além dos requisitos de outras normas igualmente utilizadas como AS/NZS 4399, EN 13758-1 e AATCC 183, nas quais o grau de proteção à luz ultravioleta (UPF) é determinado com o têxtil no estado original ou original e molhado.

De acordo com o UV STANDARD 801, o grau de UPF é determinado não só no estado original mas também após situações de simulação ao uso e desgaste, nomeadamente abrasão, lavagem tensionamento e molhagem, proporcionando aos consumidores um UPF mais fiável.

Assim, é expectável que o fator determinado pelo UV STANDARD 801 seja significativamente mais baixo mas mais realista sendo mais seguro para o utilizador.

 

Ministro
O ministro da Economia ficou a conhecer a certificação quando esteve presente no último Fórum Têxtil
Partilhar