20 Novembro 2017
Turismo

T

Chineses e russos lideram compras de luxo na Europa

Depois da retracção causada pelos atentados terroristas em Paris e Londres, as compras de luxo feitas pelos turistas na Europa voltaram a crescer, e até o mais recente atentado em Barcelona parece não ter tido qualquer impacto. São os chineses, seguidos pelos russos, os turistas que mais compram bens de luxo isentos de impostos.

Os números agora divulgados pela Global Blue respeitantes aos primeiros nove meses deste ano mostram que os chineses são, de longe, os responsáveis pela maior fatia na compra de bens de luxo, representando 28% das vendas totais. As suas despesas médias rondam os 1.500 euros e cresceram 15% em relação a Janeiro/Setembro do ano passado.

Representando 9% das compras, os turistas russos parecem estar também a regressar em força às principais cidades europeias. As suas compras cresceram 24%, uma aceleração que é associada à subida das receitas do petróleo. “Ao longo dos últimos 15 anos, temos visto uma correlação perfeita entre a curva do preço do petróleo e a evolução do rublo”, nota o relatório da Global Blue, especialista em compras isentas de impostos.

No total, houve um aumento de 11% nas compras de luxo feitas por turistas no território europeu nos primeiros nove meses do ano. Por países, o maior crescimento verificou-se no Reino Unido (24%) e em Espanha (18%), a demonstrar que foram rapidamente digeridos os efeitos do último ataque terrorista na Catalunha.

É, no entanto, apenas em quatro países que se concentra a quase totalidade das despesas dos turistas em compras de luxo isentas de impostos. 84% são feitas em França, Itália, Alemanha e Reino Unido, mas o relatório destaca o recuo da Alemanha, que teve uma queda de 4% no período em análise.

Partilhar