04 abril 19
Alemanha

T

Chineses da Fosun aumentam exposição à moda

A Fosun International, que em Portugal atua nas áreas da banca, seguros e saúde, lançou uma operação de reforço da sua posição na Tom Tailor, um dos dez maiores retalhistas da Alemanha, fundado em 1962 e dono das redes Tom Tailor e Bonita.

A oferta equivale a 2,31 euros por ação, e, com a operação, o fundo chinês quer passar a deter até 50% da retalhista alemã, onde atualmente assegura uma participação de 30%. A Fosun adiantou em comunicado que, após a operação, não tem planos para fazer qualquer alteração interna: manterá a rede comercial da empresa de moda, bem como a força de trabalho – o grupo alemão emprega 6.800 trabalhadores e possui 1.460 estabelecimentos em vinte países diferentes.

A Fosun entrou na capital da empresa alemã em 2014 e gradualmente aumentou a sua participação até aos 30%. O interesse chinês pela moda não se fica pela Tom Tailor: Folli Follie, St. John e Caruso são outras insígnias que fazem parte do seu portefólio. Já no ano passado, o grupo comprou a maioria do capital da Lanvin, histórica casa francesa de moda.

A mais antiga casa de moda francesa em atividade era detida em 75% pela empresária Shaw Lan Chu-Wang, de Taiwan, e pelo empresário alemão Ralph Batel, que manteve uma participação minoritária na Lanvin. Na altura da aquisição, a imprensa adiantava que a Fosun iria investir mais de 100 milhões de euros na casa francesa.

Recorde-se que os responsáveis do grupo em Portugal disseram no ano passado que a Fosun não irá, no mercado nacional, diversificar os seus investimentos para outros setores, para além dos três em que atuam neste momento.

Partilhar