17 Janeiro 19
Ciência

T

Chineses afirmam ter plantado algodão na lua

Poderemos vir a ter roupa feita de algodão lunar? Parece uma ideia verdadeiramente lunática, mas pode estar mais próximo do que imaginamos. Uma missão espacial chinesa anunciou ter feito brotar a primeira semente de algodão na lua.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 15 de Janeiro, pela agência estatal de notícias Xinhua. Depois de ter sido a primeira sonda a pousar na face oculta da lua, no dia 3 de Janeiro, a Chang’e 4 está já a realizar experiências e poderá ter entrado para a história da humanidade com as primeiras plantas em solo lunar.

A bordo da nave, desenhada por uma equipa da Universidade de Chongqing, foram enviadas sementes não só de algodão, mas também batata, colza e arabidopsis, além de ovos e moscas-da-fruta. A ideia será criar uma pequena biosfera e testar a possibilidade de desenvolver vida na lua.

Como as condições atmosféricas são muito diferentes das terrestres, a experiência está a ser conduzida numa cápsula isoladora, que permite a entrada de luz solar, mas protege as culturas das variações de temperaturas – que na lua oscilam entre os 100ºC de dia, e os -100ºC  de noite – e da forte radiação solar. Até ao momento apenas terá brotado a semente de algodão, mas os cientistas chineses esperam registar desenvolvimentos nos próximos dias.

A Agência Nacional Espacial da China anunciou ainda que vai ampliar o seu programa de exploração espacial, com novas missões à lua e a Marte agendadas para os próximos anos.

Partilhar