30 Janeiro 20
Inovação

T

CeNTI em conferência sobre o têxtil e o automóvel do futuro

Miguel Ribeiro, R&D manager do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, é um dos principais oradores da conferência sobre oportunidades do têxtil no quadro das mudanças na indústria automóvel, que decorrerá em Birmingham, no Reino Unido, com a presença dos maiores especialistas mundiais.

É no Jaguar Experience Centre, nos dias 5 e 6 de Fevereiro, que tem lugar o encontro Textile Opportunities in a Changing Automotive Industry. Miguel Ribeiro integra um painel de cinco especialistas que vão analisar como os novos têxteis técnicos vão alterar radicalmente os veículos automóveis, tanto nas funcionalidades do seu interior como na conformação exterior.

Cabe ao representante do CeNTI analisar o potencial da eletroatividade das fibras para o interior de carros inteligentes; Kathy Beresford, do Autins Group, aborda as questões da modelação acústica e caraterização de materiais; enquanto Virgínia García, Diretora da Unidade Tecnológica de Tecidos Funcionais da EURECAT-Mataró, fará uma apresentação sobre têxteis inteligentes para aplicações automotivas.

O campo das soluções que cruzam têxtil e químicos fica a cargo de Jean-Marc Senecot, da Porcher Industries, especialista em soluções compósitas com termoplásticos, os têxteis inteligentes e eletrónica integrada, com Mark Catchpole, da Conductive Transfers, a abordar a impressão de circuitos eletrónicos elásticos.

Ao todo, serão cinco sessões cobrindo todos os aspectos do desenvolvimento de tecidos técnicos, não-tecidos e fibras compostas e como eles vão responder a uma procura radicalmente nova de aplicações internas e externas para os veículos do futuro.

Pode consultar o programa completo aqui

Partilhar