02 Julho 20
Moda

António Moreira Gonçalves

Catarina fez máscaras do lenço dos namorados

Coloridas, divertidas e imbuídas de um espírito de esperança. É assim que Catarina Barreto caracteriza a colecção de máscaras que desenvolveu durante a pandemia. Para além de se destacarem pela estética – e por serem acompanhadas por um saco protector feito à medida – as máscaras simbolizam também a entrada da jovem designer no mundo da moda, antecipando o lançamento da sua primeira colecção em nome próprio.

Formada em gestão pela Universidade de Coimbra, Catarina Barreto é já há muito tempo uma apaixonada pela moda. Antes de decidir a sua carreira académica, fez um estágio no atelier de Katty Xiomara, onde teve a oportunidade de conhecer os bastidores da indústria. “Foi um ambiente familiar, onde tive o privilégio de assistir a uma grande entreajuda entre todos, que me fez sentir muito incluída. Foi uma experiência muito boa”, lembra.

Sem perder a moda de vista decidiu, no entanto, formar-se primeiro em gestão, para dominar o lado do negócio. Depois rumou ao Reino Unido, onde está agora a frequentar o mestrado em Fashion Design na University for the Creative Arts. Foi aí que nasceu o seu projecto de moda. “No mestrado foi-me proposto criar uma marca, com um business plan próprio e eu comecei a trabalhar no conceito”, conta.

Mesmo no Reino Unido, encontrou inspiração num símbolo bem português, e fez dos tradicionais lenços minhotos a base para o seu primeiro design. O projecto viu-se interrompido pela pandemia, mas de volta a Portugal ganhou uma nova aplicação: as máscaras de protecção. “Comecei a ser desafiada pela família e por amigos para fazer as máscaras e acabei por criar o website e lançar o projecto. Procurei criar máscaras divertidas, coloridas e com uma mensagem de esperança”, conta.

Na sua plataforma online traça as linhas mestras para a sua marca: produção sustentável, responsável e made in Portugal. Para já o produto estrela são as máscaras, que se destacam também por incluírem um saco próprio, que evita que entrem em contacto com outras superfícies. “Como sou de gestão sei que é preciso ter algo diferente para me diferenciar”, lembra. Mas as máscaras serão só a primeira pedra, a designer está já a preparar uma colecção de moda para mulher, onde a inspiração dos lenços será mantida em alguns pormenores.

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