31 maio 19
Moda

T

Castelo Branco Moda 19 vai ser a 14 na Fábrica da Criatividade

A edição 2019 do Castelo Branco Moda será na noite de 14 de junho, na Fábrica da Criatividade, as antigas instalações industriais de uma empresa de confeções (a Sicofato, que fechou as portas em 2004) situadas na Alameda do Cansado, que por iniciativa da autarquia iniciaram uma nova vida em janeiro, reconvertidas em espaço físico flexível e multidisciplinar ao serviço das mais diversas artes – design, artes gráficas, video, dança, teatro, música, cinema, arquitetura.

A apresentação das roupas e acessórios vencedoras da edição deste ano do Concurso Nacional de Bordados de Castelo será o ponto alto desta iniciativa, onde Júlio Torcato e Carlos Gil apresentarão peças inspiradas nesta arte tradicional albicastrense – e desfilarão também os trabalhos de fim de curso dos cerca de 30 alunos de Design de Moda da ESART-Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico.

Olivia Ortiz e Isaac Alfaiate são as cabeças de cartaz dos 30 manequins da Best que passarão ainda as peças finalistas da última edição do concurso PFN e a mais recente coleção da Dielmar, a mais importante fábrica da região, com centro de gravidade em Alcains.

“Além de um desfile, o Castelo Branco Moda é também uma oportunidade para os alunos dos cursos de Design de Moda de Castelo Branco apresentem os seus trabalhos e colaborarem na organização da iniciativa, experienciando situações reais de trabalho no mundo da moda”,, afirmou Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, na conferência de imprensa de apresentação da evento.

António Fernandes, presidente do Politécnico de Castelo Branco, Manuel Serrão, CEO da Selectiva Moda e PFN, Mónica Neto, responsável da ANJE pelo Portugal Fashion, foram os representantes das entidades que apoiam a Câmara local na organização do Castelo Branco Moda e também falaram na conferência de imprensa, realizada nos Paços do Concelho –  que contou também com a presença de Júlio Torcato, que além de estilista convidado desta edição ficará ligado para sempre, como embaixador, ao Bordado de Castelo Branco.

“Esta colaboração entre a Câmara e o Politécnico valoriza as duas instituições. Estamos dispostos a aprofundar estas sinergias em prol do desenvolvimento da nossa sociedade”, garantiu António Fernandes, acrescentando que na ESART  “já cheira a Castelo Branco Moda”  e não poupando nos elogios à professora Alexandra Cruchinho, o elo de ligação entre escola e autarquia.

“Na ANJE estamos orgulhosos por estarmos ligados a esta iniciativa e muito satisfeitos pelo seus desenvolvimentos. Num recente desfile em Paris, Luís Buchinho apresentou uma colecção com motivos dos bordados de Castelo Branco”, contou Mónica Neto, garantindo que associação dos jovens empresários tem a porta aberta para apoiar mais iniciativas destas.

“Quero agradecer o convite que me fizeram. É uma honra participar nesta fantástica aventura, neste desafio de reinterpretação em linguagem contemporânea de uma arte tradicional”, afirmou Júlio Torcato.

“Podem contar sempre comigo para ajudar a promover todos os projetos ligados ao têxtil e à moda que se fazem fora do Porto e de Lisboa. Tenho todo o gosto em apoiar todas as iniciativas que combatam a desertificação do interior”, declarou Manuel Serrão.

O diretor do T fez questão de deixar um elogio à atitude da Câmara de Castelo Branco de aproveitar este desfile de moda para chamar a atenção para equipamentos recuperados (o ano passado o desfile no Museu Têxtil, em Cebolais, e no anterior num parque de estacionamento), que comparou à da Câmara de Barcelona que em troca do apoio que à Fashion Week catalã escolhe os locais –  todos os anos diferentes e quase sempre acabados de serem reinventados – da sua realização.

Quatro jornalistas espanhóis estarão no Castelo Branco Moda 19, a convite da secretaria de Estado do Turismo, cuja titular, Ana Mendes Godinho, também deverá estar presente. 

Mais de 500 pessoas vão assistir ao desfile no interior da Fábrica da Criatividade ao desfile, que será transmitido em direto para um ecrã gigante localizado no exterior no equipamento, na Alameda do Cansado.

Partilhar