22 Setembro
Inovatêxtil

Raposo Antunes

Casaco de cortiça e algodão vence no Inovatêxtil

Um casaco feito com cortiça e algodão (na foto), em alternativa ao couro animal, foi o vencedor do prémio Produto do concurso Inovatêxtil. Produzido pela Sedacor, uma empresa de Ponte de Sor, este casaco é feito “com um tecido inovador de cortiça natural, combinando as características da cortiça e as propriedades do algodão”, segundo os seus criadores.

Trata-se, ainda segundo a Sedacor, de “um exemplo de aplicação em eco design para vestuário e acessórios vegan”. No fundo é uma espécie de couro vegetal, surgindo assim como “uma alternativa sustentável ao couro animal”.

O prémio para a categoria Tecidos, que foi atribuído à empresa LMA por um tecido para vestuário desportivo e tecno moda que é impermeável e de fácil limpeza.

Na categoria de Acessórios o prémio foi para a Heliotêxtil, de S. João da Madeira, pela utilização de circuitos electrónicos impressos em transfers têxteis. A utilização prática desta tecnologia permite, por exemplo, que alguém que esteja com luvas possa mexer num ecrã táctil ou receber os sinais vitais de uma pessoa com um equipamento desportivo que disponha dessa tecnologia.

O anúncio dos prémios foi feito na 5ª feira à tarde, durante o Modtissimo. Recorde-se que o Inovatêxtil é um prémio inserido no iTechStyle – Innovation Business Forum que pretende premiar e destacar os melhores tecidos, produtos e projetos inovadores expostos no decurso das duas edições do fórum em cada ano civil, concebidos e produzidos por individualidades e entidades, empresariais e outras, associadas à fileira têxtil e respetivos sectores de aplicação.

Cristina Castro, responsável do Citeve, que anunciou os prémios, não deixou de agradecer às empresas que acarinham este projecto que “não é fácil”. Explicou ainda que o Inovatêxtil “pretende premiar o esforço das empresas” no desenvolvimento de novos produtos. O presidente do Citeve, António Amorim, sintetizou este iniciativa da melhor forma: “Trata-se de inovar para vender”.

Partilhar