21 Setembro 2017
Moda

T

Carlos Gil e Pedro Pedro na Milano Moda Donna

Os designers Carlos Gil e Pedro Pedro apresentam já amanhã (22 de Setembro) as propostas para a próxima estação quente no espaço Le Cavallerizze, no âmbito da Milano Moda Donna, que começou esta terça-feira e termina na próxima segunda-feira.

A coleção de Carlos Gil assenta nos referenciais estéticos do atlheisure, enquanto Pedro Pedro constrói propostas que revisitam os anos 80. Carlos Gil e Pedro Pedro desfilam às 12h00 e 19h30 locais, respetivamente.

Depois das icónicas cidades de Nova Iorque e Londres, o Portugal Fashion faz de Milão a sua terceira fashion stop do roteiro internacional de apresentações SS18, no contexto das semanas da moda femininas: a Milano Moda Donna será novamente um dos palcos europeus do Portugal Fashion, totalizando cinco participações consecutivas no certame.

Para a próxima estação quente, Carlos Gil aposta na recriação de looks “descontraídos e leves, enquadrados pela matriz da elegância urbana e cosmopolita que caracteriza a marca”. Fortes e vibrantes, as cores assentam no amarelo, magenta, esmeralda e violeta, complementados com tons mais suaves e neutros, como o camel, o branco e o preto. Segundo o designer, trata-se de uma coleção “inspirada pela imponência da arquitetura contemporânea das grandes cidades e pelos ambientes tropicais”, realidades díspares que se fundem e resultam numa estética “racional e orgânica, que transporta para o mundo feminino as referências rígidas e rigorosas da malha urbana, enaltecidas pelos apontamentos simples e depurados da natureza.”

Formas geométricas, quer em padrão, quer em textura, juntamente com a folha da pata de adão, são elementos chave das várias propostas de Carlos Gil e funcionam como elo de ligação entre as mesmas, dando vida ao conceito de “arquitetura orgânica”. O designer pretende que, na próxima Primavera/Verão, o público feminino abrace o espírito Tropical Urban, numa coleção em que se misturam referências da moda contemporânea e se aceita o estilo casual sport como “sinónimo de sofisticação e elegância”.

É “sob o signo da cor e da liberdade de revisão dos anos 80” que Pedro Pedro nos apresenta a sua coleção Spring Summer 2018 (na imagem, em desenho), em que a criatividade se sobrepõe à função de forma assumida. O designer opta por substituir as “roupas bem-comportadas” pelo street e sportswear, uma opção reforçada pelo uso de calçado desportivo e peças de desenho básico. Nestes looks confortáveis, predominam os estampados geométricos, como as barras e os quadrados, combinados com tons verdadeiramente psicadélicos, do verde lima ao rosa choque e do vermelho ao laranja.

Os materiais assentam em poliamidas conjugados com denim, musselinas e tricots, rematados com detalhes franzidos, elásticos, torcidos, linhas “saco” e “quimono” que se moldam e reajustam. Para Pedro Pedro, a palavra de ordem da coleção é “voltar à rotina”.

Para o Presidente da ANJE, Adelino Costa Matos, “a participação na Milano Moda Donna vem reforçar a posição de prestígio do Portugal Fashion junto da Camera Nazionale della Moda Italiana, a entidade que desde 2015 nos permite levar a Milão o melhor da moda portuguesa”.

“Marcaremos presença na mais importante semana da moda de Itália, e uma das principais do globo, pela quinta vez consecutiva com o Portugal Fashion e participamos também pela quarta vez no certame White Milano com o projeto Next Step, um evento cada vez mais procurado por compradores de todo o mundo, onde nos faremos representar com quatro criadores e duas marcas do universo Portugal Fashion. É sem dúvida uma sólida campanha promocional”, acrescenta o mesmo responsável.

Partilhar