20 janeiro 20
Internacionalização

T

Carla Pontes desenha fardas para hotel na China

Localizado junto à grande Muralha da China, o Hotel San Sa Village é o mais recente cliente do estúdio da designer Carla Pontes, o Carpo Studio, que a criadora partilha com o arquitecto João Pontes.

Inspirando-se na localização e estética do hotel, Carla Pontes recorreu a materiais naturais, aspectos rústicos e tons neutros para o desenvolvimento de quatro linhas de fardamento que o hotel pretende apresentar aos seus visitantes.

“Apesar de terem escolhido uma portuguesa para o desenvolvimento dos uniformes, desde o primeiro momento, foi-me pedido para aliar a minha estética minimalista com uma linguagem tipicamente chinesa, de modo a reforçar a vivência de pequena aldeia tradicional que foi criada no ambiente arquitectónico do hotel”, diz Carla Pontes.

“Analisei a estética cultural chinesa, estudei a ergonomia de corpos orientais – que tem dimensões base diferentes das europeias – e as necessidades reais dos trabalhadores daquele hotel. O fardamento tinha de se adaptar tanto ao jardineiro, como ao recepcionista ou à empregada de limpeza. Procurei desenvolver uma estética super funcional e versátil, que pudesse vestir empregados e clientes”, acrescenta a designer.

San Sa Village uniforms (1)

Formado em 2016, o estúdio de arquitectura e design Carpo Studio, desenvolve projectos nas áreas da habitação, turismo e equipamentos sociais (arquitectura), assim como colaborações na área das artes performativas, desenvolvimento de identidade visual, fardamentos institucionais e serviços de atelier (design). O estúdio é ainda responsável pelo desenvolvimento da marca de vestuário Carla Pontes.

Partilhar