10 julho 20
Malhas

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Carjor investe em teares novos e cada vez mais rápidos

A par da qualidade, a eficiência é outro dos focos permanentes na actividade da Carjor, a fabricantes de malhas exteriores para bebé e criança que exporta a 100% e todos os anos reinveste boa parte do valor das vendas em novos equipamentos, investigação e planificação, para fazer cada vez melhor e mais rápido. É no contexto deste ciclo de permanente renovação que acaba de instalar dois novos teares retos, enquanto outros dois estão também a caminho.

Mais rápidos e mais ágeis, os novos teares, vindos da Suiça, “são como a diferença entre correr e caminhar”, exemplifica o CEO, Honorato Sousa, cujo objectivo não é produzir mais, mas antes fazer sempre de forma mais eficiente. Ou seja, melhor e mais depressa.

Um objectivo que tem alcançado com recurso a um parque de teares pequenos e retos. Uma lição que trouxe precisamente na Suíça, quando estagiou numa fabricante de teares depois de ter concluído Engenharia de Produção na UMinho.

“Aprendi muito, percebi como funciona, como se monta e como tudo acontece. Além de uma tecnologia mais moderna, os teares pequenos tem uma velocidade maior”, explica. E apercebeu-se também de que “só em Portugal é que vendiam máquinas grandes”, tendo logo aí decido que só queria as versões mais pequenas dos teares.

A par de teares mais rápidos, a Carjor foi também a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível europeu, a utilizar a tecnologia peça completa Knit Wear na produção em série de peças de criança, e tem um parque de máquinas que integra a última geração produzindo peça completa sem costuras e todos os tipos de estruturado, em jogo 3, 5, 7, 10 e 12.

Do ponto de vista técnico, a empresa de Palmeira, Santo Tirso, tem também a a possibilidade de produzir todo o tipo de estruturados – aram, tranças, ponto esquerdo ou ponto arroz -, jacquard, intarsia, fully fashion, com uma capacidade de produção diária de 2000 peças.

Fundada em 1969 (celebrou Bodas de Ouro no ano passado), por Jorge e Alice Sousa, a Carjor exporta a 100% para mercados como Itália, França, Espanha e EUA, tendo como clientes as melhores marcas de vestuário infantil.

Com um plantel que ronda os 80 trabalhadores, a faturação tem-se situado nos últimos anos entre os 3,5 e os 4 milhões de euros.

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