27 Setembro 18
Fashion Festival

T

“O Modtissimo é a prova viva da saúde da ITV”

O final do primeiro dia do Modtissimo fechou com chave de ouro com a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que não poupou elogios à indústria têxtil portuguesa e visitou com visível orgulho todos os espaços do festival de moda.

“Esta feira é a prova viva da saúde do têxtil e a demonstração de que o sector encontrou uma nova vida na inovação. É importante que exista esta mostra em Portugal para que todos os que nos visitam e  já conhecem a qualidade dos nossos têxteis possam, neste espaço tão bonito que é a Alfândega do Porto, encontrar um conjunto diversificado de empresas portuguesas a mostrar a qualidade da produção nacional. A indústria têxtil portuguesa é hoje uma indústria de futuro”, afirmou Caldeira Cabral.

“Hoje, aqui, percebemos que sim, é importante ir às feiras internacionais, mas temos também aqui, no Modtissimo e a partir do Porto, uma base que já é reconhecida internacionalmente como estando ao nível das melhores do mundo”, completou o ministro, destacando a importância deste Fashion Festival.

Logo à entrada, a primeira paragem foi no espaço dedicado ao Upcycling Project by TAP, onde o ministro viu com atenção os coordenados criados através da reutilização dos tecidos e cintos de antigas cadeiras de avião.

Ainda na onda da sustentabilidade, seguiu-se a visita ao Green Circle, um dos espaços mais badalados desta edição do Modtissimo, onde todas as peças em exposição são elaboradas com materiais 100% sustentáveis, uma tendência que, nas palavras do ministro, “é cada vez mais hoje um factor de diferenciação e de valorização.”

Já no espaço iTechstyle, da autoria do CITEVE e cujo objectivo é dar a conhecer as novidades tecnológicas do sector têxtil, Caldeira Cabral prestou especial atenção ao Musgo, já noticiado pelo T, um casaco luminoso que pretende pôr um fim aos acidentes envolvendo ciclistas. “Tem um design muito giro”, afirmou o ministro enquanto dava os parabéns a Daniel Pinto, um dos criadores – em parceria com a Vime e a Lapa –  da peça.

Seguiu-se a visita aos expositores, tendo os stands da Fifitex, Benjamim Junior, Hugo Carneiro, Fashion Details, Joltex, Filasa, Imprimis e Lurdes Sampaio recebido a visita do ministro, que se mostrou especialmente impressionado “com a presença de vários compradores estrangeiros, que estão à procura de fornecedores e interessados em produzir cá, num pais que é hoje sofisticado, inovador e que se afirma como um dos melhores países para produzir têxteis a nível europeu. Tenho acompanhado as empresas portuguesas em várias feiras internacionais e elas hoje estão nos sectores das reservadas às empresas de maior qualidade e com os produtos mais inovadores. Portugal é hoje o país que exporta mais produtos de qualidade”.

Do ponto de vista económico, Caldeira Cabral salientou a excelente saúde das exportações portuguesas, que no ano de 2017 bateram recordes absolutos. Para este ano, o ministro quer repetir a façanha, ou quem sabe, subir a fasquia e por isso a expectativa “é a de fechar este ano com outro recorde”.

Partilhar