30 Outubro 2017
Sustentabilidade

T

C&A é a campeã do uso de algodão biológico

Um relatório da TextileExchange coloca a C&A como o maior utilizador de algodão biológico certificado do mundo, indicando mesmo que, em 2016, 33% dos artigos de algodão vendidos pela marca foram fabricados com algodão biológico certificado.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, devido à compra de algodão certificado, a C&A poupou 136.899 litros de água, evitou o uso de 125.976 quilos de pesticidas, melhorou a qualidade de mais de 139.973 hectares de terra e impediu a emissão de 58,6 milhões de quilos equivalentes de CO2.

A Textile Exchange compara os dados sobre os materiais sustentáveis utilizados por 94 empresas. H&M, Inditex, Nike e Decathlon são outras das marcas que se destacam por utilizar algodão orgânico nas suas coleções.

Para além do algodão biológico, a C&A também foi reconhecida como o terceiro maior utilizador de algodão mais sustentável, incluindo o algodão obtido de fontes subescritoras da iniciativa Better Cotton Initiative (BCI). Em 2016, a marca belga alcançou ainda o primeiro lugar em Fibras de Celulose sintéticas preferidas (incluindo a viscose, modal e lyocell).

A C&A é apontada como pioneira na utilização de algodão biológico na indústria da moda. Há mais de uma década que a marca introduziu os primeiros produtos de algodão biológico na sua coleção.

Comparado com o algodão convencional, o algodão biológico causa muito menos impacto no meio ambiente. É cultivado sem pesticidas, sem fertilizantes sintéticos nem organismos geneticamente modificados, requer o uso de menos 91% de água e reduz a possibilidade de aquecimento global em 46%. No entanto, o algodão biológico representa apenas uma pequena parte da produção mundial de algodão.

Partilhar