13 Julho 2017
Têxteis e Tapeçaria

T

Bordados para catedral de Manchester expostos em Castelo Branco

As peças em bordado de Castelo Branco que vão cobrir, já em Setembro, os altares da catedral de Manchester (Inglaterra) são uma das obras que estarão expostas a partir deste sábado no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB). Entre as múltiplas obras que compõem a exposição retrospectiva da artista plástica e arquitecta Cristina Rodrigues há um grande número de obras têxteis.

Entre trabalhos já apresentados noutros países e outras obras mais recentes da já longa carreira da artista que são apresentadas pela primeira vez estão as peças de tapeçaria que Cristina Rodrigues desenhou para uma nova colecção da empresa Ferreira de Sá. Outra das criações que é mostrada pela primeira vez em Portugal é a que que deu origem às botas de senhora ‘Interstellar’ de Cristina Rodrigues, decorrente de uma parceria com a FLY London para a colecção Outono/Inverno 2017 da FLY.

Na nota de apresentação, o CCCCB descreve Cristina Rodrigues como uma contadora de histórias: Tece, desenha, decora, descobre e intervém, repetindo inúmeras histórias coloridas que tanto são dramáticas como controladas. Neste processo de transformação, os seus meios de eleição – tapeçaria, bordado e obras de porcelana – são frequentemente reminiscentes de tecnologias tradicionais e técnicas exímias, muitas das quais foram sendo postas de lado para ceder lugar à eficiência dos dias de hoje.

Apesar dos temas tão nostálgicos a estética de Cristina Rodrigues é acentuadamente contemporânea. As suas criações têxteis chegam a cobrir salas e salões completos (as instalações d’A Manta atingem os 7 metros), o resultado de uma exploração espacial arrojada que remonta à sua formação em arquitectura.

Partilhar