21 Julho 20
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

Between Parallels – juntos pelo design sustentável

A necessidade de uma voz conjunta e reforçada para as marcas amigas do ambiente fez nascer uma nova associação que quer reunir todas as empresas que contribuem para um design sustentável. Com 16 marcas e empresas fundadoras, a Between Parallels está a preparar um conjunto de ações de promoção, desde ciclos de formação a presença em feiras profissionais, como MODtissimo, já em setembro.

A ideia surgiu há um ano na Neonyt Berlim, uma das principais feiras focadas na sustentabilidade, quando a partir de uma conversa de corredores se começou a conceber a ideia. “Estavamos várias marcas, a Elementum, a Vintage for Cause, a Nazareth Collection, e estávamos a pensar como poderíamos ter mais impacto em termos de presenças em feiras, vendas online, etc. Porque somos todos microempresas ou empresas em nome individual e torna-se muito difícil poder fazer estas ações”, conta Marita Setas Ferro, a criadora da marca Marita Moreno e agora também presidente da direcção da Between Parallels.

A iniciativa viria a ganhar contornos de realidade com um convite lançado pela London Fashion Week. “Estavam à procura de marcas para fazer uma loja Pop Up, e eu pensei em fazermos a primeira experiência colectiva”, lembra Marita Ferro, que acabou por reunir sete marcas e designers portugueses, da moda à decoração de interiores, numa primeira embaixada de design sustentável e made in Portugal.

A experiência correu bem – levou o grupo a “pensar a sério e estruturar-se” –  e a 30 de janeiro deste ano, ainda antes da crise pandémica, a formalização da Between Parallels pode ser brindada pelos sócios fundadores. Ao todo são 16 marcas e empresas fundadoras, não estando todas representadas na foto, na medida em que junta marcas de Norte a Sul do país (abaixo lista dos órgãos sociais). “Gostaria ter mais artesãos, mais empresas, e representantes de sectores como a lã e a cortiça, por exemplo. Temos de pensar na sustentabilidade como um todo e reunir perspectivas diferentes”, desabafa a presidente da associação, lançando o desafio a novos participantes.

 

Orgãos Sociais da Between Parallels:

Assembleia Geral

Presidente da Assembleia Geral – Helena Antónia Silva – VINTAGE FOR A CAUSE (vestuário)
Secretaria da Assembleia Geral – Norma Silva – JINJA (objetos decoração)
Vogal da Assembleia Geral – Joana Santos – Joana Santos Jewellry (Joalharia)

Direção

Presidente da Direção – Marita Setas Ferro – Marita Moreno (sapatos e bolsas)
Tesoureiro – Rui Ribeiro – MUSGO DESIGN (candeeiros artesanais)
Secretária – Telma Gouveia – FIU, JARDINS SUPENSOS (Arquitetura paisagista)
Vogal – Ana Evaristo – ABLESIA (vestuário)
Vogal – Telma da Cunha – TELMA DA (Joalharia)

Conselho Fiscal

Presidente do Conselho Fiscal – Virgínia França – CRÚ LOJA
Secretário – Rui Salgado – FIU, JARDINS SUPENSOS (Arquitetura paisagista)
Vogal – Margarida Monteiro – MUSGO DESIGN (candeeiros artesanais)

Conselho Consultivo:

Tânia Santos – CRÚ COWORK (loja)
Daniela Pais – ELEMENTUM (vestuário)
Benedita Formosinho – BENEDITA FORMOSINHO (vestuário)
Maria João Pires – Designer têxtil
Márcia Nazareth – NAZARETH COLLECTION (vestuário)

Partilhar