21 dezembro 18
Investimento

T

BEI ajuda TMG Automotive a inovar emprestando 25 milhões

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai emprestar 25 milhões de euros à TMG Automotive para implementar processos inovadores e sustentáveis de fabrico de têxteis automóveis, financiando parcialmente o plano de investimento da empresa de Vila Nova de Famalicão que aumentará a sua capacidade instalada e criará 160 novos postos de trabalho.

A TMG Automotive utilizará o financiamento para por em prática a sua estratégia de investigação e inovação, centrada na utilização de novas tecnologias que reduzem o impacto ambiental dos processos de produção de têxteis para a indústria automóvel.

O empréstimo é feito ao abrigo do orçamento da União Europeia no âmbito do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido como Plano Juncker.

Com o objetivo de estar preparada para concorrer num setor de elevada exigência e para satisfazer as necessidades do mercado no futuro, a empresa de Famalicão também irá expandir a sua capacidade produtiva.

“O programa será implementado até 2020 e contribuirá para a preservação de empregos de qualidade: o grupo TMG conta atualmente com 1.400 trabalhadores e irá criar 160 novos postos de trabalho na mais recente unidade industrial da TMG Automotive”, afirma o comunicado que a representação da Comissão Europeia divulgou a propósito do empréstimo.

“O programa de investimento irá promover a partilha de conhecimentos no seio da indústria automóvel europeia, onde a TMG é um interveniente destacado na produção de componentes”, acrescenta  o comunicado.

O acordo sobre o empréstimo foi assinado pela vice-presidente do BEI, Emma Navarro, e pela presidente da TMG Automotive, Isabel Furtado.

“Enquanto membro do UN Global Compact, a TMG Automotive está profundamente empenhada em cumprir os dez princípios deste Pacto, centrados nos direitos humanos, nas práticas laborais, na proteção ambiental e no combate à corrupção, bem como em apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.  Aliar os direitos humanos ao crescimento económico sustentável e à proteção ambiental é crucial para o futuro da TMG Automotive”, assegurou, na ocasião, Isabel Furtado.

Partilhar