18 janeiro 19
Têxteis técnicos

T

Axfilia integra plataforma idD das indústrias de Defesa

A Axfilia foi convidada a integrar a idD, a plataforma das indústrias de Defesa, tendo já fornecido as meias que estão a ser usadas pelos militares portugueses em missão na República Centro-Africana.

Ajudar a desenvolver as capacidades tecnológicas das empresas nacionais que trabalham para a indústria de Defesa, potenciando assim o aumento das nossas exportações, é um dos principais objetivos da idD.

Após fornecer as meias para o exército – que na fase Combat Proven, qualificação que receberão após terminada a operação militar real em curso em que estão a ser usadas – a empresa de Barcelos está a desenvolver uma passe montagne para o exército português.

“Explicaram-nos que o conforto nos pés e na cabeça são essenciais para garantir o nível máximo de operacionalidade de um soldado”, conta Maria José Machado, 37 anos, a engenheira química (FEUP) que fundou a Axfilia em 2013, após sete anos de experiência no CeNTI e dois no CITEVE.

Especializada em vestuário de trabalho, segurança e proteção, a Axfilia fornece todas os artigos de malha usados pela Proteção Nacional francesa, a policia suíça de Basileia ou os trabalhadores alemães da ADAC, o maior clube automobilístico da Europa, com mais de 15 milhões de membros.

“Somos conhecidos internacionalmente pela nossa capacidade em resolver situações”, diz Maria José, a líder de uma pequena equipa, que integra a sua irmã Isabel (uma engenheira têxtil, ex-Riopele), uma controladora e uma administrativa.

A francesa Kelmer – por exemplo – desafiou a Axfilia a ser capaz de produzir artigos em malha com as fibras retardantes das chamas que produz e são muito usadas no fabrico de tecidos com essa função.

A ideia dos franceses é simples: as malhas são bem mais flexíveis e confortáveis que os tecidos, mais duros e compactos. Seria uma grande malha se fosse possível confeccionar vestuário de proteção em malha com as mesmas funções retardantes das chamas dos actualmente confeccionados em tecido.

Ora a Axfilia meteu as mãos à obra e o resultado do seu trabalho de i&d já está em fase de teste em empresas clientes da Kermel. “A nossa base de conhecimento e desenvolvimento de malhas é muito forte”, refere Maria José, fundadora de uma empresa que se orgulha de produzir 100% em Portugal vestuário de trabalho, proteção e segurança extremamente durável e bastante eficaz.

O pós venda, tempo de entrega e qualidade do produto são pontos fortes da Axfilia,   que controla todo o processo produtivo, desde o fio até à entrega no armazém de cliente, passando pela fiação, tricotagem, tinturaria, confeção …

Ready to work é a assinatura (com duplo sentido) da Axfilia, que fechou 2018 com vendas superiores a meio milhão de euros, na sua esmagadora maioria feitas na exportação, sendo que Holanda, França e Bélgica são os seus principais mercados.

Partilhar