01 Abril 21
Moda

Mariana D'Orey

‘Aurora’: Katty Xiomara junta moda e artes performativas

A nova colecção de Katty Xiomara, apresentada na sofá edition do Portugal Fashion, é um renascer conjunto da moda e das artes performativas. A coleção ‘Aurora’ propõe uma renovação dos clássicos da designer luso-venezuelana e é dominada pelos tons lilás, os amarelos alaranjados e a palete de brancos.

A irreverência a que habitou a indústria e o mundo da moda continuam perpetuadas na nova coleção de Katty Xiomara. Deixou as formas exuberantes e o romantismo exacerbado das suas peças, em troca de uma nova forma de encarar as suas coleções.

É de um novo mindset da designer luso-venezuelana fruto do “desespero pandémico” que nasce ‘Aurora’, uma coleção que, explica, “representa o renascer, a esperança renovada e também o universo da fé e das crenças, religiosas ou não… mas a fé e o esoterismo enquanto necessidade de apego neste momento tão difícil que atravessamos mundialmente”.

À semelhança da última coleção, ‘Aurora’ foi apresentada online em formato vídeo numa estreita combinação entre a moda e as artes performativas que, defende Katty Xiomara, “que estiveram isolados, longe do público, tal como nós”.

“A música, composta por Cati Freitas para este propósito é o nosso guião. Foi a partir desta música que criamos todo o filme que, na realidade, narra cinco história paralelas”. Sem manequins em cena, foi aos cinco protagonistas desta curta metragem de nove minutos – a cantora Cati Freitas, o pianista João Salcedos, o artista lírico João Paulo Peças, a atriz Sandra Barata Belo e a bailarina Cátia Nicolau – que coube vestirem as peças da nova coleção de Katty Xiomara que inclui modelos reinventados para unissexo.

Assim, a nova coleção materializa-se numa reativação de algumas peças chave da marca de Katty Xiomara e propõe formas leves com alguns apontamentos de renda e bordados em tom sobre tom dominados pelo esoterismo e força dos quatro elementos da natureza: terra, ar, água e fogo.

“Os tons amarelo alaranjados são uma constante nesta coleção assim como o lilás, da própria aurora, os brancos, pretos e também alguns detalhes em azul tinta, que advém dos esboços a caneta e do sentimento de interiorização que queremos transmitir”, revela.

Partilhar