22 Outubro 20
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

ATP leva a Lisboa showcase Sustainable Fashion

O projecto Sustainable Fashion From Portugal, apresentado pela ATP no Modtissimo mostra esta sexta-feira, em Lisboa, um showcase de produtos e conceitos sustentáveis. A apresentação acontece no âmbito da conferência Sustainable Fashion Business, com a demonstração de produtos das empresas Burel Factory, Lemar, LMA, Tintex, RDD Textiles e Troficolor.

Esta será mais uma demonstração em formato showcase do novo projecto da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Com o lema “Fashion Industry’s New Chic”, a iniciativa tem a finalidade de afirmar a indústria têxtil portuguesa como um centro de inovação nas áreas da economia circular e da produção sustentável de moda.

Com esse objetivo serão organizados showcases de produtos e conceitos inovadores, que vão demonstrar a vanguarda portuguesa em toda a cadeia produtiva de Green Fashion. Desde a investigação científica e desenvolvimento de novos materiais à afirmação de novas tendências de moda e design, mais ambientalmente conscientes e capazes de acompanhar as novas exigências do público. Os artigos das várias empresas representadas foram trabalhadas por um Hub Criativo constituído por designers, artistas e influencers nacionais.

Em exposição estarão peças de moda feitas com matérias-primas sustentáveis obtidas através de vários processos, entre eles, tecidos compostos por liocel (fibra de celulose biodegradável), algodão orgânico, algodão reciclado, fibra ecológica obtida através da reciclagem de resíduos plásticos do oceano, revestimentos feitos com resíduos de cortiça e PES reciclado (de garrafas plásticas).

O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar