26 Junho 2018
ITV

T

ATP institui Dia do Profissional Têxtil a 4 de Julho

A edição deste ano do Fórum da Indústria Têxtil vai ficar marcada pela oficialização do dia 4 de julho como o “Dia do Profissional Têxtil”, uma ideia lançada pela ATP com o objectivo de homenagear aqueles que todos os dias dão vida à ITV.

“É uma maneira de valorizar o sector, e o sector são as pessoas. E quando se diz profissional têxtil é desde os empresários, aos quadros superiores, designers, técnicos ao mais humilde dos operários. Todos eles merecem ser lembrados e enaltecidos” afirma Paulo Vaz, director-geral da ATP.

O anúncio do lançamento desta data simbólica que passará a ser assinalada todos os anos ocorrerá precisamente no próximo dia 4 Julho no próprio Fórum Têxtil, que irá decorrer no CITEVE, em Famalicão.

Num texto a publicar na próxima edição do T Jornal, Paulo Melo, presidente da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal),  diz que esta associação “quis celebrar as vinte edições da sua grande conferência anual (o Fórum Têxtil), que igualmente coincidem com os 15 anos da fusão associativa que lhe deu lugar, sem o que este sector não teria tido a oportunidade de ser o que hoje é, agindo estrategicamente lançando o dia 4 de julho de cada ano como o dia do profissional do têxtil e vestuário, homenageando assim o insubstituível papel que o factor humano teve, tem e terá, na moldagem do sector e na construção do seu destino”.

Mais que tudo o resto, acrescenta, “a ITV portuguesa é o que são as mulheres e os homens que nela trabalham (…) em todos eles confiamos, para que, não importa o paradigma em que tenhamos que viver e a que nos adaptar, o futuro acaba por ser um lugar mais feliz do que o passado, sem deixar de reverenciarmos o seu legado”.

“Mas mais que tudo queremos deixar um tributo a todos os clientes do sector têxtil e vestuário, nacionais e internacionais que acreditaram e continuam a acreditar no sector, e que, sem eles nada disto seria possível, valorizando permanentemente os nossos produtos através do Made In Portugal e reforçando cada vez mais a imagem de Portugal nos mercados internacionais”, diz ainda.

“Que o dia 4 de julho de cada ano, com orgulho e consequência, nos lembre a razão porque estamos aqui, de onde viemos e o caminho que faltará sempre percorrer. Para almejarmos sempre mais e sermos sobretudo melhores”, conclui.

Partilhar