08 Novembro 18
Moda

António Gonçalves

Ashma Karki, a nepalesa do Algarve que venceu o PFN

O percurso da Ashma Karki é a prova de que o talento não conhece fronteiras. Nascida no Nepal, chegou a Portugal há apenas quatro anos, ingressou em Design de Moda, na ESAD, e tornou-se agora a grande vencedora do Concurso Novos Criadores PFN 2018. Com 21 anos, mas já uma longa história para contar, Ashma vai integrar a plataforma Bloom, na próxima edição do Portugal Fashion.

“Somos a típica família de imigrantes, os meus pais decidiram vir para Portugal à procura de melhores condições de vida e de um sítio onde eu pudesse continuar a estudar” explica Ashma Karki,  cujo nome chamou as atenções na última edição do PFN. Recém-chegados do Nepal, os pais de Ashma fixaram-se na Quarteira, onde actualmente trabalham num restaurante. No entanto, o Algarve ainda não era o destino que a vocação lhe exigia e rapidamente a jovem nepalesa viu-se obrigada a rumar a Norte e a viver sozinha no Porto, para frequentar a licenciatura em Design de Moda, na ESAD Matosinhos.

Se o desenho é uma linguagem universal, Ashma viu no português um dos seus principais obstáculos. Fluente em inglês mas ainda a tomar o pulso à língua de Camões, via-se muitas vezes obrigada a pedir a colegas e a professores que lhe pudessem explicar de novo a matéria dada. “Quando ia falar com os meus professores, no final das aulas, ou quando lhes mandava algum e-mail, nunca me deixaram sem resposta, agradeço-lhes muito por isso” relembra.

Mas na sua admiração pela escola que a formou, Ashma destaca sobretudo o papel de Maria Gambina, a professora que mostrou confiança no seu trabalho e lhe lançou o desafio de participar no Concurso Novos Criadores Portuguese Fashion News. A reconhecida estilista, que acaba de regressar às passarelas, coordenou o projecto que a aluna levaria a concurso.

Ao tema da competição – “Wellth is the new wealth”, traduzido para “O bem estar é a nova riqueza”– Ashma respondeu com um coordenado sobre sustentabilidade, que durante o desfile final atraiu as atenções pela sua semelhança com um saco do lixo (foto abaixo).

O trabalho, intitulado Trashma, é um manifesto pessoal sobre a relação que temos com os bens descartáveis. “As pessoas dizem que se preocupam com os resíduos, mas na realidade essa preocupação não existe, este design é um statement sobre essa noção de felicidade materialista”.

Para além da criatividade, o coordenado destacou-se pelo rigor técnico com que foi executado. Aos tecidos oferecidos pela Tintex, Ashma deu um acabamento de impermeabilização, que conferiu à peça o seu aspecto final. Rita Bonaparte, estilista e coordenadora do concurso realça o papel importante destes pormenores: “O cuidado na apresentação das peças é sempre tido em conta e, neste caso, assistimos a uma interpretação muito interessante da Plastic Fantastic, uma tendência que tem percorrido as principais passarelas internacionais e que aposta em tecidos com um aspecto semelhante ao plástico”.

Ashma já tinha participado em dois concursos anteriores – o Jovens Criadores e o Troficolor Denim Makers – sem nunca ter conquistado nenhum prémio. À terceira foi de vez e no Move’Up 18, na Covillhã, foi anunciada como a grande vencedora da categoria II do concurso Novos Criadores PFN (onde competem os alunos com mais anos de formação). “Não estava mesmo à espera de vencer, fiquei muito tímida naquele momento” relembra a vencedora.

O primeiro lugar no concurso abre-lhe agora as portas para a plataforma Bloom do Portugal Fashion, onde vai ter a oportunidade de apresentar algumas das suas criações, e garante-lhe ainda um estágio de um mês numa empresa ligada à moda. Um plano que a jovem designer vê com muitos bons olhos: “agora quero continuar a aprender, talvez seguir para mestrado, mas sobretudo trabalhar com estilistas mais experientes” afirma.

Partilhar