21 Fevereiro 19
Redes Sociais

T

As sardas da Zara causam polémica na China

É sabido que o universo das redes sociais é fértil em discussões e polémicas inflamadas, às vezes pelas razões mais inócuas e imprevisíveis. O mais recente caso chega-nos da China e tem a Zara no centro do turbilhão. Numa das suas mais recentes campanhas publicitárias, a marca utilizou a imagem de uma modelo chinesa com sardas, algo que foi visto pelo público como uma ofensa à comunidade local.

“É assim que vêm uma mulher asiática?”, “Esta campanha representa os chineses como feios” e “Perdi todo o interesse em comprar os vossos produtos” foram alguns dos comentários que a campanha recebeu entre os cibernautas, muitas sob a hashtag “Insult to China”. Em alguns casos, a marca é mesmo acusada de racismo, por promover uma imagem errada – e considerada menos bonita – do povo chinês, visto que não são muitas as mulheres locais com sardas.

A empresa espanhola defendeu-se, em declarações ao site PearVideo, explicando que as imagens não foram manipuladas e que traduzem o aspecto natural da modelo Li Jingwen, nascida no Sul da China, na cidade de Guangzhou. Para além disso, a marca afirma que a campanha, que visa promover uma linha de batons, foi pensada para uma audiência internacional e não exclusivamente para a China.

Partilhar