20 fevereiro 20
Inovação

T

As nove maravilhas a caminho da final iTechStyle Awards

Com as decisões tomadas no âmbito do MODtissimo 55 pelo juri de seleção, está fechado o quadro dos produtos, tecidos e acessórios candidatos à edição deste ano dos iTechStile Awards, cujos vencedores serão conhecidos durante o iTechStyle Summit, entre 28 e 30 abril, no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Brandbias, Impetus, Estamparia Adalberto, Cpork-a-tex New Generations Yarns, Tearfil, LMA, Envicorte, Bordados Oliveira e Eurobotónia, são as empresas por detrás das novas candidaturas.

Os nove itens que deram entrada no restrito conjunto dos finalistas, vêm assim juntar-se aos 18 que já tinham sido eleitos – num grupo onde a inovação, a sofisticação de conceitos e a investigação chegam a um patamar de excelência que o iTechStile Awords pretende acima de tudo evidenciar.

São os seguintes os três produtos, três tecidos e três acessórios que se juntam ao grupo de finalistas:

 

Produtos

Empresa: Brandbias

Aplicação: Desporto

Funcionalidades: Respirável, impermeável, alta tenacidade, leveza extrema, fácil limpeza, biodegradável, repelente à água e reciclado.

Fatores de diferenciação: Casaco transmutável em saco de compras produzido a partir de EtaProof/weatherproof Algodão GOTS. Esta versatilidade de produto contribui para um conjunto sustentável. Tshirt com estampado em urtiga sustentável e algodão, e calças joggers em algodão orgânico. Todo o coordenado é non gender (neutro em termos de género).

MAR_0892

 

Empresa: Impetus Portugal Têxteis

Aplicação: Desporto

Funcionalidades: Respirável, impermeável, secagem rápida, termoregulador, leveza leveza, biodegradável, reciclado, e com costuras seladas.

Fatores de diferenciação: Sustentabilidade de materiais e inspiração biomimética. Elevada resistência à água e ao vento, isolamento natural, utilização de nanofibras, costuras com ultrasons e termocolagem.

FP_X4006 copiar

 

Empresa: Estamparia Adalberto

Aplicação: desporto

Funcionalidades: Respirável, secagem rápida, reciclado.

Fatores de diferenciação: primeiro activeware do mundo com incorporação de CBD. É constituída por malha reciclada de alta performance que contém um acabamento patenteado com tecnologia de microcapsulas. As microcapsulas contêm cannabidiol que é libertado por fricção através do movimento do corpo, tendo propriedades anti-stress, anti-inflamatórias, e de relaxamento e é rico em anti-oxidante. Usa um processo de estamparia sustentável: sem água e com produtos químicos não nocivos.

FP_X4083 copiar

 

Tecidos

Empresa: Cork-a-tex New Generations Yarns

Composição: 90% algodão, 9% cortiça

Aplicações: Desporto (calçado); construção, habitat e decoração (revestimentos e mobiliário); automóvel (revestimentos e interiores); saúde e bem-estar (vestuário técnico e bloco).

Funcionalidades: Respirável, antibacteriano, biodegradável e reciclável.

Fatores de diferenciação: tecido jacquard com construção elaborada de teia e trama feito com o fio de algodão/cortiça patenteado.

FP_X4162 copiar

 

Empresa: Tearfil Textile Yarns

Composição: 50% viscose, 25 cânhamo, 25% urtiga

Aplicações: desporto (primeiras e segunda camadas, camadas exteriores); construção, habitat e decoração (revestimentos); automóvel (revestimentos e interiores), indústria (tecnomoda).

Funcionalidades: respirável, antibacteriano, secagem rápida, proteção UV e biodegradável.

Fatores de diferenciação: tecido selvagem e orgânico feito com fibras botânicas das regiões dos Himalaias e madeira de florestas sustentáveis. O uso destas fibras naturais não tem impacto no ambiente.

FP_X4186 copiar

 

Empresa: LMA

Composição: poliestileno de alta densidade molecular

Aplicações: desporto (primeira e segunda camadas, camada exterior, motorsport); proteção individual (bombeiros, polícia e defesa, trabalhos especiais); construção, habitat e decoração ( revestimentos); indústria (tecnomoda e motorsports).

Funcionalidades: Respirável, secagem rápida, alta tenacidade, leveza extrema, limpeza fácil, anti-corte.

Fatores de diferenciação: com desempenho de excecional resistência ao corte, rasgos, perfurações e abrasão. Oferece as mais altas medidas de segurança para diversas aplicações e foi projetado para ajudar a produzir roupas de proteção, trabalho, uniformes, roupas táticas, motorsport e EPI. É uma combinação inovadora de fibras altamente técnicas, em máquinas de alta densidade.

FP_X4176 copiar

 

Acessórios

Empresa: Envicorte Indústria têxtil

Descrição: Plissado soleil de grande dimensão, com a possibilidade de ser reconvertido numa peça de vestuário.

FP_X4054 copiar

 

Empresa: Bordados Oliveira

Descrição: Conjunto de acessórios de eletrónica que, através de um processo único, podem ser aplicados de forma rápida em qualquer têxtil. Desenvolvido em parceria com a Brave Particle.

FP_X4039 copiar

 

Empresa: Eurobotónia, Indústria de Botões

Descrição: Composição em fibra de carbono, com resistência semelhante ao metal.

FP_X4018 copiar

Partilhar