25 novembro 19
Indústria

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As fábricas portuguesas estão a seduzir a Europa

“Com um mercado cada vez mais competitivo e um consumidor cada vez mais exigente, o preço deixou de ser o único valor acrescentado com o qual as empresas apostam na competititvidade” e essa mudança de paradigma voltou a colocar as fábricas portuguesas em posição de seduzir a Europa, diz a revista especializada espanhola Trade Sport.

“A crise, paradoxalmente, mudou tendências e quando a lógica de produzir barato, mesmo que longe, parecia irrefutável, descobrimos que há cada vez mais empresas que estão a voltar à produção de países mais próximos”, refere o artigo. Admitindo que a grande produção não vai nunca abandonar países como a China, Taiwan ou a Tailândia, a Trade Sport recorda que, por outro lado, “quando a questão é vender qualidade e fazê-lo oferecendo um bom serviço, é óbvio que aproximar a produção é uma boa medida”.

“Nesse processo contínuo de deslocalização, iniciada paradoxalmente com a crise, as marcas espanholas que não possuem fábrica própria (ou na verdade não produzem 100% da sua oferta) têm um aliado perfeito em Portugal. Especialmente em têxteis”, refere a publicação.

“A deslocalização para Portugal foi mais fácil porque, apesar da crise, os têxteis do país mantiveram a sua estrutura e foram capazes de adaptar-se a uma nova procura por séries curtas com alto valor acrescentado. Assim, não surpreende que os principais clientes do vestuário português sejam marcas de luxo, marcas desportivas e grupos de distribuição europeus que proccuram rapidez e proximidade”.

A produção portuguesa “tornou-se um prestador de serviços, integrando toda a cadeia de valor e dando uma resposta rápida ao cliente. Desde a aprovação do design até à distribuição, muitas empresas portuguesas podem atender a um pedido num período de 15 dias. A Ásia ainda é a escolha perfeita para grandes volumes de programação, mas para quem deseja trabalhar com stocks, queira grande rotatividade e exige respostas rápidas, as empresas portuguesas podem tornar-se um parceiro preferido”, concluiu a Trade Sport.

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