21 Abril 2017
TechTextil

T

Arquitectura com têxtil da UMinho premiada na Alemanha

Luani Costa, arquitecta e Mestre em Construção e Reabilitação Sustentável, venceu um dos prémios deste ano atribuídos pela TechTextil, de Frankfurt. A entrega do prémio decorrerá no próximo dia 9 de Maio, logo no primeiro dia desta feira de têxteis técnicos que decorre até 12 de Maio nesta cidade alemã.

O projecto vencedor foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado “Desenvolvimento de Estrutura Arquitectónica Têxtil Inteligente e Activa em Flexão” e contou com a orientação do professor Raul Fangueiro, coordenador da Plataforma Internacional Fibrenamics, e a coorientação do professor Luís F. Ramos, do Departamento de Engenharia Civil da UMinho.

O prémio diz respeito ao 14.º Concurso para estudantes “Textile Structures For New Building” da Techtextil 2017 – International Trade Fair for Technical Textiles and Nonwovens.

Luani Costa, arquitecta e actualmente na Universidade do Minho, foi, desta forma, distinguida pelo desenvolvimento de um painel arquitectónico inteligente, com recurso a uma estrutura activa em flexão e a materiais têxteis multifuncionais integrados no princípio da arquitectura cinética.

De acordo com a Fibrenamics, da Universidade do Minho, “o projecto corresponde a uma solução estrutural – um painel – inspirado nas folhas das plantas que possa ser incorporado em novas construções ou em reabilitações de edifícios existentes, de modo a ser aplicado em fachadas ou coberturas, ou em outras situações semelhantes”.

“Usando o conceito da arquitectura cinética integrado com membranas têxteis, o painel adapta-se facilmente às condições ambientais, tais como o vento, a chuva, a incidência solar, bem como às necessidades dos utilizadores, através do comportamento flexível dos materiais, possibilitando um melhor desempenho funcional nos edifícios”, acrescenta.

Apoiado e patrocinado pela associação internacional TensiNet, além da parceria estabelecida com a plataforma Architonic, este concurso destina-se a estudantes e jovens profissionais de Arquitectura e Engenharia Civil, Design de Produto ou áreas afins, valorizando as ideias e soluções inovadoras para os problemas actuais, através de projectos incorporando materiais têxteis.

Partilhar