09 Junho 20
Retalho

António Moreira Gonçalves

Araucana, a nova loja do Porto onde a moda respira ecologia

Pode-se dizer que é uma das novidades a descobrir no Porto pós-quarentena. A Araucana foi inaugurada em março, nas vésperas do confinamento, mas só agora abre definitivamente as portas. É um novo espaço dedicado à moda sustentável e de produção ética, onde para além de muitas marcas de autor, há ainda um atelier dedicado ao upcycling.

“Foi um azar incrível. A loja abriu portas no dia 3 de março e fechou no dia 13”, conta Alexandra Alves, fundadora da loja. A pandemia veio assim, de forma inesperada, adiar o projecto em que estava a trabalhar há um ano. “A ideia surgiu-me nas férias em 2019. Estive no Oriente e passei uns dias Bali. Lá encontrei uma loja espectacular e pensei: é mesmo isso que eu quero fazer, dedicar-me às coisas belas”, conta.

Começou a reunir marcas e encontrou o local ideal na Rua dos Caldeireiros – “é um espaço perto do centro, mas ao mesmo com um ambiente tranquilo, o que tem a ver com as nossas peças”, explica. A Araucana, que entrento já reabriu as portas, define-se como uma loja boutique dedicada ao Slow Fashion e onde se afirma uma moda mais sustentável e responsável.

“Não procuramos as peças de preço muito baixo porque essas só são conseguidas com a exploração do trabalho. Procuramos designers com uma mesma filosofia: comércio justo, transparência e responsabilidade ambiental”, esclarece. Para já conta com peças de vários países, de França à Colômbia, mas também com marcas portuguesas, como a Pé de Chumbo, a Sensify e a Wheat & Rose.

Mas para além da selecção de marcas, a Araucana quer promover também o upcycling, como forma de evitar o desperdício. “Muitas mulheres, quando têm casamentos, batizados ou outras festas, vão acumulando no guarda-roupa peças de cerimónia que depois não gostam de repetir. E trata-se de peças com valor que podem ter uma nova vida”, explica Alexandra. Para dar resposta a esse problema, a loja tem uma designer residente, que depois de um processo personalizado, recria a peça ao gosto do cliente.

De portas abertas desde o dia 12 de Maio, a Araucana está em processo de retoma faseada, tendo atualmente um horário só de tarde, que se estende ao início da noite nas sextas e sábados.

Partilhar