04 outubro 19
Design

T

Aos 20 anos, Gio Rodrigues abre novas fronteiras

A comemorar 20 anos de carreira, o designer Gio Rodrigues vai abrir a sua produção a novas fronteiras da moda e lançar-se nos segredos dos ténis, da roupa interior e das t-shirts, pólos e calças. Novos universos que até agora pouco explorara e revela já esta segunda-feira, dia 7 de Outubro, num desfile nos courts centrais do Clube VII.

Esta nova aventura será mais main stream, disse ao T Jornal: as coleções para noivas, que granjearam parte substancial da sua fama, são destinadas normalmente ao segmento médio-alto do mercado, mas esta nova aventura vai ‘democratizar’ as soluções do estilista.

E para que a ‘democraticidade’ seja mesmo efetiva, as novas coleções vão estar disponíveis online, num site que está prestes a chegar ao universo dos consumidores. Nos canais mais tradicionais, as coleções desenhadas pelo designes estão disponíveis em Lisboa e no Porto. Mas, como disse Gio Rodrigues, as experiências de lojas ‘pop up’ têm sido muito positivas.

O designer tem avançado com experiências desse tipo em Londres, Dublin e Luanda – e a resposta do mercado tem sido “excelente” e é claramente ara repetir com uma sazonalidade apertada. As coleções de Gio Rodrigues têm ainda palco numa loja em Bruxelas.

Os novos negócios do designer ficarão parqueados debaixo do mesmo ‘chapéu’ da empresa que criou há cerca de 12 anos e que fatura aproxiadamente um milhão de euros por ano – dos quais entre 70% a 80% são oriundos de vestidos por medida.

Marcado pela presença de uma das avós, que era modista, Gio Rodriges hesitou entre o design de moda e o design de produto. Acabou por nunca desistir de nenhum deles, mas a moda acabou por ser a opção essencial.

Há 20 anos, a sua produção era claramente “disruptiva”, talvez com menores preocupações comerciais que as que tem hoje – mas de algum modo foi isso que lhe permitiu distinguir-se da massa concorrencial que gravita em torno do segmento da moda. Para o designer, a sua produção é o equilíbrio perfeito entre o lado disruptivo e a obrigação comercial.

O desfile que terá lugar na próxima segunda-feira, 7 de outubro, acontecerá nos courts centrais do Clube VII – em pleno Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Partilhar